Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1178407
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorPADOVAN, M. P.
dc.contributor.authorCARDOSO, I. M.
dc.date.accessioned2025-08-29T18:48:59Z-
dc.date.available2025-08-29T18:48:59Z-
dc.date.created2025-08-29
dc.date.issued2013
dc.identifier.citationIn: CONGRESSO BRASILEIRO DE SISTEMAS AGROFLORESTAIS, 9., 2013, Ilhéus. Políticas públicas, educação e formação em sistemas agroflorestais na construção de paisagens sustentáveis: anais. Ilhéus: SBSAF, 2013.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1178407-
dc.descriptionO estudo foi desenvolvido em junho de 2012, em cinco sistemas agroflorestais (SAFs) diversificados, conduzidos sob princípios agroecológicos, situados na região Sul da Bahia, no bioma Mata Atlântica, implantados há mais de 5 anos, com o objetivo de conhecer algumas características desses sistemas. Em cada SAF foi realizada uma visita guiada, caminhando por todo o agroecossistema. Ao mesmo tempo, foi realizada uma entrevista com cada família responsável pelo SAF utilizando-se um roteiro semiestruturado, com questões abertas e fechadas. Também foi utilizado um diário de campo para anotações e procedeu-se a observação direta no campo para aferir sobre as informações repassadas pelos agricultores, além de registros fotográficos previamente autorizados. Os resultados obtidos evidenciaram que nos SAFs predomina a presença de arbóreas dispostas de forma esparsa e sem alinhamento, a partir da manutenção de árvores nativas existentes nas áreas, manejo seletivo de arbóreas que emergiram espontaneamente e enriquecimento através do plantio de mudas; os agricultores são conscientes que é possível conduzir seus agroecossistemas sem a utilização de agroquímicos; a grande diversidade de serviços ambientais produzidos pelos sistemas agroflorestais, demonstram a importância desses agroecossistemas para a restauração de áreas degradadas; há elevada dependência de intermediários na comercialização da produção, resultando em baixas margens de lucro às famílias produtoras, havendo necessidade de fortalecer os processos organizacionais dos agricultores, incrementando a agregação de valor aos produtos, bem como a comercialização através de arranjos coletivos; há grande carência de políticas públicas que estimulem os agricultores a implantarem sistemas agroflorestais diversificados, bem como mantê-los devidamente manejados e produtivos.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectSistemas agroflorestais (SAF)
dc.titleSistemas agroflorestais em bases agroecológicas no Sul da Bahia: geração de renda, produção de alimentos e de serviços ambientais.
dc.typeArtigo em anais e proceedings
dc.description.notesPublicação original em CD-ROM.
riaa.ainfo.id1178407
riaa.ainfo.lastupdate2025-08-29
dc.contributor.institutionMILTON PARRON PADOVAN, CPAO; IRENE MARIA CARDOSO, PROFESSORA, UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA, VIÇOSA, MG.
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPAO)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
29.pdf176.87 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace