Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1178409
Título: Uso múltiplo de espécies arbóreas em um sistema agroflorestal de base agroecológica na região Sul de Mato Grosso do Sul.
Autoria: FERNANDES, S. S. L.
CARNEIRO, L. F.
PEREIRA, Z. V.
SALOMÃO, G. de B.
Afiliação: SHALINE SÉFARA LOPES FERNANDES, DOUTORANDA EM RECURSOS NATURAIS, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MATO GROSSO DO SUL, DOURADOS-MS.; LEANDRO FLÁVIO CARNEIRO, PROFESSOR, UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS, JATAÍ, GO.; ZEFA VALDIVINA PEREIRA, PROFESSORA, UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS, DOURADOS; GISELE DE BRITO SALOMÃO, MESTRANDA EM BIOLOGIA GERAL, UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS, DOURADOS.
Ano de publicação: 2013
Referência: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE SISTEMAS AGROFLORESTAIS, 9., 2013, Ilhéus. Políticas públicas, educação e formação em sistemas agroflorestais na construção de paisagens sustentáveis: anais. Ilhéus: SBSAF, 2013.
Conteúdo: Através deste trabalho objetivou-se conhecer o potencial de uso das espécies arbóreas em um sistema agroflorestal situado na região Sul de Mato Grosso do Sul, visando aumentar o conhecimento inerente a esse agroecossistema, além de fornecer subsídios para a concepção de novos SAFs para fins de produção de alimentos e geração de renda aos agricultores familiares da região, bem como para recuperação ambiental. As espécies foram identificadas e classificadas quanto ao uso múltiplo baseadas em informações contidas em literaturas especializadas. No estudo florístico foram identificados 49 espécies, pertencentes a 43 gêneros e 20 famílias. As espécies vegetais amostradas foram inclusas em diversas categorias de uso, tais como: alimentar, apícola, construção, lenha, medicinal, mourões/cercas, móveis e cabo de ferramentas. Destas, 67,3% foram indicadas para mais de uma das categorias, evidenciando a multiplicidade de usos. A categoria mais representativa foi a medicinal, com 36 espécies. A maioria das espécies encontradas no SAF, apresenta potencial para ser utilizada de diversas formas. Estudos dessa natureza são necessários e importantes para identificar novas alternativas de renda pra agricultores da região, bem como garantir a manutenção da diversidade cultural e conservação da flora sul-mato-grossense.
Palavras-chave: Espécies nativas
Sistemas agroflorestais (SAF)
Notas: Publicação original em CD-ROM.
Tipo do material: Artigo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPAO)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
55.pdf94,15 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace