Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1178494
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorBONFÁ, H. C.
dc.contributor.authorALMEIDA, C. M. de
dc.contributor.authorLANA, A. M. Q.
dc.contributor.authorRODRIGUES, J. A. S.
dc.contributor.authorBORGES, I.
dc.contributor.authorALVARENGA, R. C.
dc.date.accessioned2025-09-03T17:04:38Z-
dc.date.available2025-09-03T17:04:38Z-
dc.date.created2025-09-03
dc.date.issued2011
dc.identifier.citationIn: CONGRESSO BRASILEIRO DE ZOOTECNIA, 21.; CONGRESSO INTERNACIONAL DE ZOOTECNIA, 13.; FÓRUM DE ESTUDANTES DE CURSOS DE ZOOTECNIA DAS UNIVERSIDADES BRASILEIRAS, 7.; REUNIÃO NACIONAL DE ENSINO DE ZOOTECNIA, 17.; FÓRUM DE ENTIDADES DE ZOOTECNISTAS, 23.; SIMPÓSIO ALAGOANO DE PRODUÇÃO ANIMAL, 2., 2011, Maceió. Inovação tecnológica e mercado consumidor: anais. Brasília, DF: Sociedade Brasileira de Zootecnia, 2011.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1178494-
dc.descriptionConduziu-se o trabalho com o objetivo de determinar o efeito do consórcio Sorghum bicolor e Brachiaria brizantha sob o valor nutricional da silagem. Os tratamentos utilizados foram: braquiária no plantio solteiro, sorgo no plantio solteiro, sorgo consorciado com capim na linha e entrelinhas de plantio, sorgo consorciado com capim nas entrelinhas de plantio, sorgo consorciado com capim na linha de plantio. Foi utilizado o delineamento em blocos casualizados com cinco repetições por tratamento. As parcelas foram cortadas e ensiladas. Decorridos 60 dias os silos foram abertos. O maior teor de matéria orgânica foi na silagem de sorgo solteiro, não havendo diferença entre os consórcios e a braquiária solteira. Os consórcios não diferiram entre si e obtiveram valores maiores que o sorgo solteiro nos teores de matéria mineral. A DIVMS foi diminuída pelo plantio consorciado quando a comparado a silagem de sorgo solteiro. Os teores de proteína bruta foram melhores no plantio consorciado e na braquiária solteira que na silagem de sorgo solteiro. Não houve diferença entre as variáveis matéria seca, extrato etéreo, fibra em detergente neutro, fibra em detergente ácido, celulose, hemicelulose, e nutrientes digestíveis totais.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.titleParâmetros nutricionais da silagem em consórcio Sorghum bicolor e Brachiaria brizantha cv. Marandu.
dc.typeArtigo em anais e proceedings
dc.subject.thesagroCapim
dc.subject.thesagroPastagem
dc.subject.thesagroPlantio
dc.subject.thesagroSorgo
dc.subject.nalthesaurusUrochloa brizantha
riaa.ainfo.id1178494
riaa.ainfo.lastupdate2025-09-03
dc.contributor.institutionHUGO COLOMBAROLLI BONFÁ, UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS; CHRYSTIANE MARTINS DE ALMEIDA, UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS; ÂNGELA MARIA QUINTÃO LANA, UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS; JOSE AVELINO SANTOS RODRIGUES, CNPMS; IRAN BORGES, UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS; RAMON COSTA ALVARENGA, CNPMS.
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CNPMS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Parametros-nutricionais-da-silagem-em-consorcio.pdf400.61 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace