Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1178683
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorNASCIMENT0, T. L. do
dc.contributor.authorSOUZA, F. de F.
dc.contributor.authorFREITAS, S. T. de
dc.contributor.authorSOUZA, S. S.
dc.contributor.authorSILVA, R. de S.
dc.contributor.authorSILVA, A. G. F. da
dc.contributor.authorSILVA, M. G.
dc.contributor.authorSANTOS, K. R. G. dos
dc.contributor.authorMELO, N. F. de
dc.date.accessioned2025-09-10T18:48:21Z-
dc.date.available2025-09-10T18:48:21Z-
dc.date.created2025-09-10
dc.date.issued2022
dc.identifier.citationIn: CONGRESSO BRASILEIRO DE RECURSOS GENÉTICOS, 7., 2022, Pelotas. Multifuncionalidade e qualidade de vida: anais... Brasília, DF: Sociedade Brasileira de Recursos Genéticos, 2022.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1178683-
dc.descriptionA acerola é uma fruta rica em vitamina C e bastante presente na mesa dos consumidores. No entanto, possivelmente, devido ao sabor ácido e azedo dos frutos in natura eles são consumidos na forma de suco e derivados. Portanto, a identificação/composição de genótipos de acerola com frutos de sabor agradável na sua forma in natura pode possibilitar o consumo da acerola como fruta fresca. Diante disso, o presente trabalho teve como objetivo avaliar a aptidão de genótipos de acerola para qualidade de sabor da fruta por meio da relação do teor de sólidos solúveis pela acidez titulável (SS/AT). Para isso, foram avaliados 86 genótipos de acerola mantidos no Banco Ativo de Germoplasma da Embrapa Semiárido, em Petrolina-PE. Foram colhidos dez frutos por planta, escolhidos aleatoriamente na copa, identificados e levados ao laboratório de pós colheita da Embrapa semiárido. Em seguida, foram estimados o teor de sólidos solúveis utilizando refratômetro de bancada, e a acidez titulável pela metodologia de viragem de cor. A partir dos resultados obtidos foram estimados os componentes de variância e os parâmetros genéticos pelo método dos modelos mistos através do procedimento REML (Método da máxima verossimilhança restrita) /BLUP (Método da melhor predição linear não-viesada) utilizando o software SELEGEN (Modelo 76 com o genótipo “Florida Sweet” como testemunha). Observou-se que a acurácia de seleção (0.691), possibilitou identificar os genótipos: LAG06, ACO34, ACO33, COSTA RICA e CARP08 como os melhores para a qualidade da fruta, por terem apresentado os maiores valores da razão SS/AT em relação aos demais genótipos, resultado do alto SS e da baixa AT dos frutos, levando a inferir que seus frutos são mais adocicados e menos ácidos, refletindo em frutos mais agradáveis ao paladar e à aceitação dos frutos pelo consumidor. Além disso, esses genótipos apresentaram ganhos com a seleção de 0.447; 0.386; 0.363; 0.349 e 0.336 respectivamente, indicativo de leve melhoria do carácter quando selecionados. Os baixos valores desse parâmetro nos genótipos selecionados podem estar relacionados à complexidade do controle genético do carácter. Contudo, mesmo com esses baixos valores é possível sua exploração dentro do programa de melhoramento da espécie na continuidade das fases de melhoramento, seja ela de avaliação de clones, ou na composição de genótipos superiores.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectSabor da fruta
dc.subjectQualidade da fruta
dc.subjectAcidez titulável
dc.titleSeleção de genótipos de acerola para sabor da fruta.
dc.typeResumo em anais e proceedings
dc.subject.thesagroAcerola
dc.subject.thesagroFruta Tropical
dc.subject.thesagroVitamina C
dc.subject.thesagroMalpighia Glabra
dc.subject.thesagroGenótipo
dc.subject.nalthesaurusMalpighia emarginatapor
riaa.ainfo.id1178683
riaa.ainfo.lastupdate2025-09-10
dc.contributor.institutionTIAGO LIMA DO NASCIMENTO, FUNDAÇÃO DE AMPARO À CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO; FLAVIO DE FRANCA SOUZA, CPATSA; SERGIO TONETTO DE FREITAS, CPATSA; SIMONE SALES SOUZA, CONSELHO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO; RAQUEL DE SOUZA SILVA, UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO ÃO FRANCISCO; ANA GÉSSICA FERNANDES DA SILVA, UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO ÃO FRANCISCO; MILENA GOMES DA SILVA, UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO; KEDMA RAÍSSA GOMES DOS SANTOS, UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO; NATONIEL FRANKLIN DE MELO, CPATSA.
Aparece nas coleções:Resumo em anais de congresso (CPATSA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Selecao-de-genotipos-de-acerola-para-sabor-da-fruta.pdf82.62 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace