Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1178700
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.contributor.authorNASCIMENTO, T. L. do
dc.contributor.authorSOUZA, F. de F.
dc.contributor.authorSOUZA, S. S.
dc.contributor.authorSILVA, R. de S.
dc.contributor.authorSILVA, A. G. F. da
dc.contributor.authorSILVA, M. G. da
dc.contributor.authorSANTOS, K. R. G. dos
dc.contributor.authorMELO, N. F. de
dc.date.accessioned2025-09-11T05:05:51Z-
dc.date.available2025-09-11T05:05:51Z-
dc.date.created2025-09-10
dc.date.issued2022
dc.identifier.citationIn: CONGRESSO BRASILEIRO DE RECURSOS GENÉTICOS, 7., 2022, Pelotas. Multifuncionalidade e qualidade de vida: anais... Brasília, DF: Sociedade Brasileira de Recursos Genéticos, 2022.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1178700-
dc.descriptionA acerola é uma fruta bastante apreciada, tanto pelas indústrias quanto pelos consumidores, essa aceitação está relacionada à grande quantidade de vitamina C presente nos frutos, contudo devido ao sabor ácido e azedo dos genótipos comerciais o consumidor utiliza os frutos, principalmente, para fazer sucos. Porém, esse cenário pode ser diferente caso existam genótipos com frutos de baixa acidez e alto teor de sólidos solúveis, parâmetros que ajudam a determinar o sabor da fruta. Diante ao exposto, o presente trabalho teve como objetivo estimar parâmetros genéticos da relação do teor de sólidos solúveis pela acidez titulável (SS/AT). Para isso, foram avaliados 86 genótipos de acerola mantidos no Banco Ativo de Germoplasma da Embrapa Semiárido. Foram colhidos dez frutos por planta, escolhidos aleatoriamente na copa, identificados e levados ao laboratório de pós-colheita da Embrapa semiárido, em seguida macerados e 1mL do concentrado adicionado ao refratômetro de bancada portátil para estimar o teor de sólidos solúveis, em seguida mais 1mL do concentrado foi adicionado a 49mL de água destilada junto com 50 µL de fenolftaleina sob agitação constante enquanto a solução de NaOH a 1m era aliquoatada para obtenção da acidez titulável. Após os dados terem sido coletados, as estimativas dos componentes de variância e dos parâmetros genéticos foram obtidas pelo método dos modelos mistos através do procedimento REML (Método da máxima verossimilhança restrita) / BLUP (Método da melhor predição linear não-viesada) utilizando o software SELEGEN (Modelo 76 com o genótipo “Florida Sweet” como testemunha). Foi possível observar que a variância genética (0.324) foi inferior a residual (2.593), enquanto que a fenotípica (3.241) foi superior aos demais, mesmo com a superioridade do último parâmetro existe o indicativo de que o carácter avaliado é fortemente influenciado pelo ambiente, esse indício é reforçado pela herdabilidade (0.477) que apresentou valor inferior ao mínimo aceitável para características pouco influenciadas pelo ambiente (0.70), e por esse motivo outras estratégias de melhoramento para o seu incremento devem ser abordadas, a exemplo das correlações.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectAcidez títulavel
dc.titleRelação do teor de sólidos solúveis e acidez titulável em genótipos de acerola.
dc.typeResumo em anais e proceedings
dc.subject.thesagroAcerola
dc.subject.thesagroMalpighia Glabra
dc.subject.thesagroMelhoramento Genético Vegetal
dc.subject.thesagroGenótipo
dc.subject.thesagroVitamina C
dc.subject.nalthesaurusMalpighia emarginata
riaa.ainfo.id1178700
riaa.ainfo.lastupdate2025-09-10
dc.contributor.institutionTIAGO LIMA DO NASCIMENTO, FUNDAÇÃO DE AMPARO À CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO; FLAVIO DE FRANCA SOUZA, CPATSA; SIMONE SALES SOUZA, CONSELHO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO; RAQUEL DE SOUZA SILVA, UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO; ANA GÉSSICA FERNANDES DA SILVA, UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO; MILENA GOMES DA SILVA, UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO; KEDMA RAÍSSA GOMES DOS SANTOS, UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO; NATONIEL FRANKLIN DE MELO, CPATSA.
Aparece en las colecciones:Resumo em anais de congresso (CPATSA)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
Relacao-do-teor-de-solidos-soluveis-e-acidez-titulavel-em-genotipos-de-acerola..pdf82.54 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace