Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1178701
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorLEAO, P. C. de S.
dc.contributor.authorLESSA, M. S. C. de M.
dc.contributor.authorAMARAL, T. M.
dc.date.accessioned2025-09-11T12:37:22Z-
dc.date.available2025-09-11T12:37:22Z-
dc.date.created2025-09-10
dc.date.issued2022
dc.identifier.citationIn: CONGRESSO BRASILEIRO DE RECURSOS GENÉTICOS, 7., 2022, Pelotas. Multifuncionalidade e qualidade de vida: anais... Brasília, DF: Sociedade Brasileira de Recursos Genéticos, 2022.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1178701-
dc.descriptionA cultura de videira (Vitis sp.) para consumo in natura, apresenta -se como uma das principais fruteiras cultivadas no Submédio do Vale do São Francisco por seu destaque econômico e social em âmbito regional e nacional. Dessa forma, é de suma importância o desenvolvimento de novas cultivares de uvas de mesa de elevada produtividade e qualidade do fruto para atender aos mais exigentes mercados consumidores. A base de qualquer programa de melhoramento está na variabilidade genética presente nos Bancos Ativos de Germoplasma (BAGs). O Banco de Ativo de Germoplasma (BAG) de Videira da Embrapa Semiárido tem como finalidade principal conservar o germoplasma de Vitis sp. nas condições semiáridas disponibilizando-o para a pesquisa, em especial para o melhoramento genético e desenvolvimento de novas cultivares de videira. A presente pesquisa teve como objetivo, utilizar a Análise de Decisão Multicritério, por meio do método Promethee II, para ordenação dos genótipos de videira considerando múltiplos critérios e 156 genótipos de videira do BAG da Embrapa Semiárido. A matriz de decisão foi construída com auxílio da decisora, com a definição de 15 critérios e seus respectivos pesos. Este trabalho ordenou em um ranking decrescente todas as cultivares de uva, destacando-se a ‘Itália Clone I’, como melhor cultivar de uva de mesa, seguida dos genótipos ‘BRS Ísis’, ‘Itália Muscat’, ‘Dona Maria’ e ‘Itália’.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectBanco Germoplasma da uva
dc.subjectPromethee
dc.subjectAnálise de decisão multicritério
dc.subjectUva de mesa
dc.titleAnálise de decisão multicritério aplicada à seleção de genótipos de videira no Submédio do Vale do São Francisco.
dc.typeResumo em anais e proceedings
dc.subject.thesagroUva
dc.subject.thesagroVitis Vinifera
dc.subject.thesagroMelhoramento Genético Vegetal
dc.subject.thesagroGenótipo
dc.subject.nalthesaurusGrapes
riaa.ainfo.id1178701
riaa.ainfo.lastupdate2025-09-11
dc.contributor.institutionPATRICIA COELHO DE SOUZA LEAO, CPATSA; MATHEUS SANDREY COSTA DE MATOS LESSA, UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO; THIAGO MAGALHÃES AMARAL, UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO.
Aparece nas coleções:Resumo em anais de congresso (CPATSA)


FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace