Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1178849
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorNEVES, A. L. A.
dc.contributor.authorSANTOS, R. D. dos
dc.contributor.authorPEREIRA, L. G. R.
dc.contributor.authorOLIVEIRA, G. F. de
dc.contributor.authorSOUZA, R. A.
dc.contributor.authorBARBOSA, A. E. S.
dc.date.accessioned2025-09-16T15:49:09Z-
dc.date.available2025-09-16T15:49:09Z-
dc.date.created2025-09-16
dc.date.issued2012
dc.identifier.citationIn: REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ZOOTECNIA, 49., 2012, Brasília, DF. A produção animal no mundo em transformação: anais. Brasília, DF: Sociedade Brasileira de Zootecnia, 2012.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1178849-
dc.descriptionO objetivo foi avaliar a produção de proteína microbiana em vacas lactantes alimentadas a base de palma forrageira associada a diferentes volumosos. Foram utilizadas quatro vacas da raça Sindi com 56 dias de lactação, as mesmas distribuídas em quadrado latino duplo 4x4. Com produção média de leite de 7 kg e peso vivo de 260 ± 15 kg e mantidas em regime de confinamento as vacas receberam a dieta no cocho, composta de palma forrageira cv. gigante e concentrado constituído por uma mistura de farelo de soja, milho grão moído, uréia e sal mineral, além de silagens volumosas sendo elas: atriplex, sorgo, gliricídia e maniçoba. Notou-se dissemelhança para as dietas compostas de atriplex e gliricídia e as mesmas foram iguais as de sorgo e maniçoba. A dieta com atriplex apresentou a maior excreção de urina com 8,43L/dia. A menor excreção de ácido úrico foi para dieta com silagem de gliricídia com 13,92 mmol/dia. Houve diferença na relação alantoína: derivados de purina no tratamento com gliricídia (87,46) e esta foi igual ao tratamento com maniçoba. As demais variáveis analisadas não sofreram alterações nas dietas constituídas de palma e diferentes volumosos.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectAlantoína
dc.subjectBovinos lactantes
dc.titlePalma forrageira (Opuntia ficus indica Mill) associada a diferentes volumosos em dietas para vacas da raça Sindi em lactação: síntese de proteína microbiana.
dc.typeArtigo em anais e proceedings
dc.subject.thesagroPalma Forrageira
dc.subject.thesagroBovino
dc.subject.thesagroÁcido Úrico
dc.subject.thesagroPastagem
dc.subject.nalthesaurusOpuntia ficus-indica
dc.subject.nalthesaurusAnimal nutrition
riaa.ainfo.id1178849
riaa.ainfo.lastupdate2025-09-16
dc.contributor.institutionANDRE LUIS ALVES NEVES, CNPGL; RAFAEL DANTAS DOS SANTOS, CPATSA; LUIZ GUSTAVO RIBEIRO PEREIRA, CNPGL; GETULIO FIGUEIREDO DE OLIVEIRA, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE; RAFAEL ARAÚJO SOUZA, UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA; ANA ERIKA SILVA BARBOSA, UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO.
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CNPGL)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Palma-forrageira.pdf89,21 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace