Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1178849
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.contributor.authorNEVES, A. L. A.
dc.contributor.authorSANTOS, R. D. dos
dc.contributor.authorPEREIRA, L. G. R.
dc.contributor.authorOLIVEIRA, G. F. de
dc.contributor.authorSOUZA, R. A.
dc.contributor.authorBARBOSA, A. E. S.
dc.date.accessioned2025-09-16T15:49:09Z-
dc.date.available2025-09-16T15:49:09Z-
dc.date.created2025-09-16
dc.date.issued2012
dc.identifier.citationIn: REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ZOOTECNIA, 49., 2012, Brasília, DF. A produção animal no mundo em transformação: anais. Brasília, DF: Sociedade Brasileira de Zootecnia, 2012.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1178849-
dc.descriptionO objetivo foi avaliar a produção de proteína microbiana em vacas lactantes alimentadas a base de palma forrageira associada a diferentes volumosos. Foram utilizadas quatro vacas da raça Sindi com 56 dias de lactação, as mesmas distribuídas em quadrado latino duplo 4x4. Com produção média de leite de 7 kg e peso vivo de 260 ± 15 kg e mantidas em regime de confinamento as vacas receberam a dieta no cocho, composta de palma forrageira cv. gigante e concentrado constituído por uma mistura de farelo de soja, milho grão moído, uréia e sal mineral, além de silagens volumosas sendo elas: atriplex, sorgo, gliricídia e maniçoba. Notou-se dissemelhança para as dietas compostas de atriplex e gliricídia e as mesmas foram iguais as de sorgo e maniçoba. A dieta com atriplex apresentou a maior excreção de urina com 8,43L/dia. A menor excreção de ácido úrico foi para dieta com silagem de gliricídia com 13,92 mmol/dia. Houve diferença na relação alantoína: derivados de purina no tratamento com gliricídia (87,46) e esta foi igual ao tratamento com maniçoba. As demais variáveis analisadas não sofreram alterações nas dietas constituídas de palma e diferentes volumosos.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectAlantoína
dc.subjectBovinos lactantes
dc.titlePalma forrageira (Opuntia ficus indica Mill) associada a diferentes volumosos em dietas para vacas da raça Sindi em lactação: síntese de proteína microbiana.
dc.typeArtigo em anais e proceedings
dc.subject.thesagroPalma Forrageira
dc.subject.thesagroBovino
dc.subject.thesagroÁcido Úrico
dc.subject.thesagroPastagem
dc.subject.nalthesaurusOpuntia ficus-indica
dc.subject.nalthesaurusAnimal nutrition
riaa.ainfo.id1178849
riaa.ainfo.lastupdate2025-09-16
dc.contributor.institutionANDRE LUIS ALVES NEVES, CNPGL; RAFAEL DANTAS DOS SANTOS, CPATSA; LUIZ GUSTAVO RIBEIRO PEREIRA, CNPGL; GETULIO FIGUEIREDO DE OLIVEIRA, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE; RAFAEL ARAÚJO SOUZA, UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA; ANA ERIKA SILVA BARBOSA, UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO.
Aparece en las colecciones:Artigo em anais de congresso (CNPGL)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
Palma-forrageira.pdf89.21 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace