Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1179253
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.contributor.authorALCANTARA, S. de
dc.contributor.authorPEREIRA, E. M.
dc.contributor.authorWASSERMAN, M. A.
dc.contributor.authorPEREZ, D. V.
dc.contributor.authorBOEIRA, R. C.
dc.contributor.authorGALVAO, J. A. H.
dc.date.accessioned2025-09-30T20:48:38Z-
dc.date.available2025-09-30T20:48:38Z-
dc.date.created2025-09-30
dc.date.issued2003
dc.identifier.citationIn: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DO SOLO, 29., 2003, Ribeirão Preto. Solo: alicerce dos sistemas de produção. Botucatu: Unesp, 2003. 1 CD-ROM.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1179253-
dc.descriptionNas últimas décadas, visando a despoluição dos rios, os esgotos de algumas cidades começaram a ser tratados, resultando na produção de um lodo rico em matéria orgânica e nutrientes, denominado lodo de esgoto ou biossólido. Entre as diversas alternativas existentes para a utilização do lodo de esgoto, a para fins agrícolas apresenta-se como uma das mais convenientes, pois, como o lodo é rico em nutrientes e com alto teor de matéria orgânica, é amplamente recomendada sua aplicação como condicionador de solo e/ou fertilizante. Entretanto, o lodo de esgoto apresenta metais pesados em sua composição. A utilização desse material como fertilizante pode causar alterações nas formas e nos teores de metais pesados, tanto na fase sólida quanto na líquida do solo, com consequências ainda pouco conhecidas para nossas condições. Estudos preliminares (Silva et al., 2002) tornaram evidente a necessidade de se obter informações a respeito das formas físico-químicas dos elementos (especiação) em questão a fim de avaliar-se o seu potencial de mobilidade, biodisponibilidade e processos de transferência. Neste contexto, a complexidade das possíveis reações no solo restringem os estudos sobre distribuições das espécies metálicas, na fase sólida, geralmente, a procedimentos analíticos operacionalmente definidos, sendo, normalmente, aplicadas técnicas de extração sequencial (Das et al., 1995). É, portanto, objetivo do presente trabalho, estudar o impacto causado pelo uso agrícola do lodo de esgoto, de origem doméstica/industrial, nos teores e na evolução das formas químicas dos elementos Fe, Mn, Zn e Cu.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.titleEfeito da aplicação de lodo de esgoto na especiação por extração sequencial do solo.
dc.typeArtigo em anais e proceedings
dc.subject.thesagroSolo
dc.subject.thesagroAnálise química
dc.subject.thesagroAdubo de esgoto
dc.subject.thesagroMetal pesado
dc.subject.thesagroLodo Residual
dc.subject.nalthesaurusChemical analysis
riaa.ainfo.id1179253
riaa.ainfo.lastupdate2025-09-30
dc.contributor.institutionS. DE ALCANTARA, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO; E. M. PEREIRA, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO; M. A. WASSERMAN, INSTITUTO DE RADIOPROTEÇÃO E DOSIMETRIA; DANIEL VIDAL PEREZ, CNPS; RITA CARLA BOEIRA, CNPMA; JOSE ABRAHAO HADDAD GALVAO, CNPMA.
Aparece en las colecciones:Artigo em anais de congresso (CNPS)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
Efeito-da-aplicacao-de-lodo-de-esgoto-2003.pdf22.91 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace