Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1179261
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.contributor.authorPEREZ, D. V.
dc.contributor.authorCAMPOS, R. C. de
dc.contributor.authorMACEDO, J. R. de
dc.contributor.authorMENEGUELLI, N. do A.
dc.date.accessioned2025-10-01T12:48:35Z-
dc.date.available2025-10-01T12:48:35Z-
dc.date.created2025-10-01
dc.date.issued2003
dc.identifier.citationIn: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DO SOLO, 29., 2003, Ribeirão Preto. Solo: alicerce dos sistemas de produção. Botucatu: Unesp, 2003. 1 CD-ROM.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1179261-
dc.descriptionNas últimas décadas, visando a despoluição dos rios, os esgotos de algumas cidades começaram a ser tratados, resultando na produção de um lodo rico em matéria orgânica e nutrientes, denominado lodo de esgoto ou biossólido, que necessita de uma adequada disposição final. Entre as diversas alternativas existentes para a utilização do lodo de esgoto, a que o destina para fins agrícolas apresenta-se como uma das mais convenientes, pois, como o lodo é rico em nutrientes e com alto teor de matéria orgânica, é amplamente recomendada sua aplicação como condicionador de solo e/ou fertilizante. No entanto, a utilização indiscriminada desse material como fertilizante pode causar alterações nas formas e nos teores de metais, tanto na fase sólida quanto na líquida do solo, com consequências ainda pouco conhecidas para nossas condições. Neste contexto, os complexos orgânicos compõem uma das principais formas em que os elementos Al, Fe e Mn ocorrem na solução do solo (Sposito, 1989). Como a diferença de massa molecular, que se reflete em tamanho, é bastante grande e ntre os dois principais componentes húmicos do solo (ácidos húmicos e fúlvicos), a sua separação por Cromatografia Líquida de Alta Eficiência (CLAE), usando coluna de separação por exclusão de tamanho, pode ser um bom modo de determinação dessas espécies metálicas. É, portanto, o objetivo do presente trabalho, estudar o impacto causado pelo uso agrícola do lodo de esgoto, de origem doméstica/industrial, na evolução das formas organo-metálicas de Al, Fe e Mn na solução do solo.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectLodo de esgoto
dc.titleEfeito do lodo de esgoto na especiação química de complexos organo-metálicos na solução do solo.
dc.typeArtigo em anais e proceedings
dc.subject.thesagroSolução do Solo
riaa.ainfo.id1179261
riaa.ainfo.lastupdate2025-10-01
dc.contributor.institutionDANIEL VIDAL PEREZ, CNPS; R. C. DE CAMPOS, PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO; JOSE RONALDO DE MACEDO, CNPS; NELI DO AMARAL MENEGUELLI, CNPS.
Aparece en las colecciones:Artigo em anais de congresso (CNPS)

Ficheros en este ítem:
Fichero TamañoFormato 
Efeito-do-lodo-de-esgoto-na-especiacao-quimica-2003.pdf142.39 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace