Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1179264
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorBENITES, V. de M.
dc.contributor.authorCOELHO, M. R.
dc.contributor.authorMENDONÇA-SANTOS, M. de L.
dc.contributor.authorSOUZA, L. F. de
dc.contributor.authorMADARI, B. E.
dc.contributor.authorMACHADO, P. L. O. de A.
dc.contributor.authorSILVA, E. F. da
dc.contributor.authorTROMPOWSKY, P. M.
dc.contributor.authorSANTOS, H. G. dos
dc.date.accessioned2025-10-01T12:48:43Z-
dc.date.available2025-10-01T12:48:43Z-
dc.date.created2025-10-01
dc.date.issued2003
dc.identifier.citationIn: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DO SOLO, 29., 2003, Ribeirão Preto. Solo: alicerce dos sistemas de produção. Botucatu: Unesp, 2003. 1 CD-ROM.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1179264-
dc.descriptionO fracionamento de substâncias húmicas permite a constatação de fenômenos relativos à matéria orgânica do solo que não podem ser avaliados pela simples análise dos teores totais de carbono do solo. Pela quantificação do teor de carbono nas diferentes frações húmicas, pode-se inferir sobre a mobilidade e estabilidade da matéria orgânica do solo e melhor compreender o seu papel nos processos de pedogênese. Entre as diferentes classes de solos do Brasil, os Espodossolos apresentam características peculiares em relação ao conteúdo e distribuição do carbono nas diferentes frações húmicas. Estas, por sua vez, desempenham um papel fundamental no processo de podzolização, sobretudo as frações mais solúveis. Neste trabalho, estudamos a distribuição de substâncias húmicas em perfis de Espodossolos no Estado do Rio de Janeiro, bem como a sua correlação com alguns atributos químicos do solo.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectEspodossolo
dc.subjectSubstâncias húmicas
dc.titleFracionamento de substâncias húmicas em Espodossolos do estado do Rio de Janeiro.
dc.typeArtigo em anais e proceedings
riaa.ainfo.id1179264
riaa.ainfo.lastupdate2025-10-01
dc.contributor.institutionVINICIUS DE MELO BENITES, CNPS; MAURICIO RIZZATO COELHO, CNPS; MARIA DE LOURDES MENDONCA SANTOS BREFIN, CNPS; L. F. DE SOUZA; BEATA EMOKE MADARI, CNPS; PEDRO LUIZ OLIVEIRA DE ALMEIDA MACHADO, CNPS; ENIO FRAGA DA SILVA, CNPS; PATRICK MARQUES TROMPOWSKY; HUMBERTO GONCALVES DOS SANTOS, CNPS.
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CNPS)

Files in This Item:
File SizeFormat 
Fracionamento-de-substancias-humicas-em-Espodossolos-2003.pdf80.48 kBAdobe PDFView/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace