Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1179280
Title: Funções de pedotransferência (PTFs) para estimar propriedades físicas dos solos.
Authors: MENDONÇA-SANTOS, M. de L.
SANTOS, H. G. dos
MINASNY, B.
MCBRATNEY, A. B.
MANZATTO, C. V.
Affiliation: MARIA DE LOURDES MENDONCA SANTOS BREFIN, CNPS; HUMBERTO GONCALVES DOS SANTOS, CNPS; B. MINASNY, UNIVERSITY OF SYDNEY; A. B. MCBRATNEY, UNIVERSITY OF SYDNEY; CELSO VAINER MANZATTO, CNPS.
Date Issued: 2003
Citation: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DO SOLO, 29., 2003, Ribeirão Preto. Solo: alicerce dos sistemas de produção. Botucatu: Unesp, 2003. 1 CD-ROM.
Description: O termo “pedotransferência” é relativamente novo, embora seu uso seja freqüente no universo da Pedologia, como é o caso quando se faz uso de dados analíticos e morfológicos de solos, para estimar, por exemplo, uma classe de aptidão agrícola ou uma classe de suscetibilidade à erosão. De maneira geral, as interpretações de levantamentos de solos são pedotransferências, a partir de dados existentes para estimar outras características ou propriedades correlacionadas. Quando a pedotransferência é expressa de forma quantitativa, por meio de equações matemáticas, ela é designada “Funções de Pedotransferência” ou PTFs. Essa expressão foi criada por Bouma (1989), com o significado de, “transformando dados que possuímos em dados que necessitamos”. Funções de Pedotransferência são funções preditivas de certas propriedades dos solos a partir de outras facilmente medidas e rotineiramente obtidas a custos mais baixos.
Thesagro: Pedologia
Type of Material: Artigo em anais e proceedings
Access: openAccess
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CNPS)

Files in This Item:
File SizeFormat 
Funcoes-de-pedotransferencia-2003.pdf85.6 kBAdobe PDFView/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace