Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1179346
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorDUCA, L. de J. A. D.
dc.contributor.authorSOUSA, C. N. A. de
dc.contributor.authorCAIERAO, E.
dc.contributor.authorNASCIMENTO JUNIOR, A. do
dc.contributor.authorSCHEEREN, P. L.
dc.contributor.authorSILVA, M. S. e
dc.contributor.authorPIRES, J. L. F.
dc.contributor.authorLHAMBY, J. C. B.
dc.contributor.authorGUARIENTI, E. M.
dc.contributor.authorMIRANDA, M. Z. de
dc.contributor.authorCUNHA, G. R. da
dc.contributor.authorRODRIGUES, O.
dc.contributor.authorLINHARES, A. G.
dc.contributor.authorEICHELBERGER, L.
dc.contributor.authorALBRECHT, J. C.
dc.date.accessioned2025-10-02T18:00:57Z-
dc.date.available2025-10-02T18:00:57Z-
dc.date.created2025-10-02
dc.date.issued2005
dc.identifier.citationIn: CONGRESSO BRASILEIRO DE MELHORAMENTO DE PLANTAS, 3., 2005, Gramado. Anais [...]. Passo Fundo: Embrapa Trigo, 2005.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1179346-
dc.descriptionA cultura de trigo tem importância estratégica em todo o mundo e a maior parte dos países produtores incentiva a produção desse cereal, oferecendo mecanismos de proteção e procurando, através de subsídios, intervir nos mercados. Em 1990, a abertura do mercado nacional sem salvaguardas contra práticas do comércio internacional fez com que o mercado brasileiro ficasse dependente da importação em mais de 80 %. Essa dependência tornou-se mais acentuada com o aumento no consumo, atualmente acima de 10 milhões de toneladas. Como há tendência de aumento na demanda do mercado mundial, o país pode ficar dependente das instabilidades do mercado externo, tornando necessária a mudança desse quadro. Ainda que muitas medidas para isso relacionem-se com política agrícola, ajustes na comercialização e redução do custo dos transportes, a pesquisa pode colaborar decisivamente, sem agregar custos adicionais, através do melhoramento genético, promovendo maior eficiência em produtividade e qualidade, nesse cenário de alta competitividade. Das três grandes regiões tritícolas brasileiras (Fig. 1), a região sul abrange R. G. do Sul ), S. Catarina e Centro-Sul do Paraná, e é a segunda em produção de trigo. Alumínio tóxico no solo, geadas no espigamento e chuvas excessivas na primavera e na colheita são problemas a ser enfrentados. A manutenção de atividades com culturas de inverno na região movimenta recursos, gera empregos e torna as culturas de verão mais competitivas, pela redução de aproximadamente 15 % nos custos fixos de produção. O melhoramento genético deve ser atividade permanente, devido à ocorrência de novas doenças que atacam a cultura, a alterações na patogenicidade dos agentes causadores de doenças e a mudanças na tecnologia de produção e nas exigências quanto à qualidade tecnológica pela indústria e pelo consumidor.
dc.format1 CD-ROM.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.titleMelhoramento genético de trigo para a região tritícola sulbrasileira.
dc.typeResumo em anais e proceedings
dc.subject.thesagroMelhoramento Genético Vegetal
dc.subject.nalthesaurusWheat
riaa.ainfo.id1179346
riaa.ainfo.lastupdate2025-10-02
dc.contributor.institutionLEO DE JESUS ANTUNES DEL DUCA, CNPT; CANTIDIO NICOLAU ALVES DE SOUSA, CNPT; EDUARDO CAIERAO, CNPT; ALFREDO DO NASCIMENTO JUNIOR, CNPT; PEDRO LUIZ SCHEEREN, CNPT; MARCIO SO E SILVA, CNPT; JOAO LEONARDO FERNANDES PIRES, CNPT; JULIO CESAR BARRENECHE LHAMBY, CNPT; ELIANA MARIA GUARIENTI, CNPT; MARTHA ZAVARIZ DE MIRANDA, CNPT; GILBERTO ROCCA DA CUNHA, CNPT; OSMAR RODRIGUES, CNPT; AROLDO GALLON LINHARES, CNPT; LUIZ EICHELBERGER, CNPT; JULIO CESAR ALBRECHT, CNPT.
Aparece nas coleções:Resumo em anais de congresso (CNPT)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1248c.pdf495.2 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace