Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1179360
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.contributor.authorVELOSO, C. A. C.
dc.contributor.authorCARVALHO, E. J. M.
dc.contributor.authorSILVA, A. R.
dc.contributor.authorSILVEIRA FILHO, A.
dc.contributor.authorOLIVEIRA JUNIOR, M. C. M. de
dc.date.accessioned2025-10-02T20:48:47Z-
dc.date.available2025-10-02T20:48:47Z-
dc.date.created2025-10-02
dc.date.issued2025
dc.identifier.citationBrazilian Journal of Animal and Environmental Research, v. 8, n. 3, e82171, 2025.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1179360-
dc.descriptionO presente estudo abordou a degradação de pastagens no Nordeste do Pará, um problema causado pela pecuária intensiva. A pesquisa investigou a viabilidade do sistema de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF) como uma alternativa sustentável, com foco no uso da espécie florestal teca (Tectona grandis L. f.) para a recuperação de áreas degradadas. O objetivo principal foi analisar as mudanças na fertilidade do solo após 16 anos de cultivo de teca em um sistema ILPF, comparando-o a um sistema convencional de monocultura de milho. As análises do solo em diferentes profundidades revelaram que o sistema ILPF melhorou a qualidade do solo na camada superficial, aumentando a matéria orgânica e a disponibilidade de nutrientes, além de reduzir a erosão. No entanto, nas camadas mais profundas, foi observada uma queda na fertilidade e um aumento na concentração de alumínio. Os resultados também mostraram que o sistema de ILPF com teca é promissor para a produção de madeira, principalmente na modalidade silvipastoril. Pesquisas indicam que, em áreas com aptidão agrícola, o cultivo de grãos seja mantido por no máximo três anos, ou até que as árvores atinjam um porte que permita a entrada de animais, convertendo o sistema para silvipastoril. Conclui-se que o sistema ILPF com teca é uma alternativa viável para a recuperação de pastagens degradadas, harmonizando a produção agrícola, pecuária e florestal. A teca mostrou-se uma espécie exótica de alto potencial econômico para ser utilizada nesses sistemas. Embora os resultados sejam preliminares eles indicam que o sistema silvipastoril é particularmente vantajoso.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectManejo florestal
dc.subjectRecuperacao de pastagem
dc.subjectSistema integrado
dc.titleDesenvolvimento da teca (Tectona grandis L. f.) através do manejo da fertilidade do solo em sistema agrossilvipastoril no Nordeste Paraense.
dc.typeArtigo de periódico
dc.subject.thesagroTeca
dc.subject.thesagroTectona Grandis
dc.subject.thesagroManejo
dc.subject.thesagroPastagem
riaa.ainfo.id1179360
riaa.ainfo.lastupdate2025-10-02
dc.identifier.doi10.34188/bjaerv8n3-088
dc.contributor.institutionCARLOS ALBERTO COSTA VELOSO, CPATU; EDUARDO JORGE MAKLOUF CARVALHO, CPATU; ARYSTIDES RESENDE SILVA, CNPMS; AUSTRELINO SILVEIRA FILHO, CPATU; MOISES CORDEIRO MOURAO DE OLIVEIRA JUNIOR, CPATU.
Aparece en las colecciones:Artigo em periódico indexado (CPATU)

Ficheros en este ítem:
Fichero TamañoFormato 
DesenvolvimentoTeca.pdf446.45 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace