Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1179390
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorARAÚJO, P. A. de
dc.contributor.authorSOUSA, D. N. de
dc.contributor.authorFERREIRA, P. R.
dc.date.accessioned2025-10-03T17:48:32Z-
dc.date.available2025-10-03T17:48:32Z-
dc.date.created2025-10-03
dc.date.issued2025
dc.identifier.citationRevista Sítio Novo, v. 9, e1794, 2025.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1179390-
dc.descriptionEste estudo analisou a produção científica sobre tilápia no estado do Tocantins, entre os anos de 2020 e 2024, realizado por instituições de ensino e de pesquisa como Instituto Federal do Tocantins (IFTO), Universidade Federal do Tocantins (UFT), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) e Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT), com o objetivo de compreender os avanços, lacunas e áreas de concentração das pesquisas desenvolvidas. A metodologia utilizada foi uma análise bibliométrica descritiva, com abordagem quali-quantitativa, baseada em buscas realizadas no Google Acadêmico. Após a aplicação dos critérios de seleção delimitados, foram identificados 16 artigos científicos, produzidos por pesquisadores vinculados às referidas instituições tocantinenses. Os resultados demonstram que as pesquisas estão concentradas em quatro eixos temáticos: Sistemas de Produção e Sustentabilidade, Processamento e Agregação de Valor, Desenvolvimento Regional e Mercado, e Fisiologia e Saúde Animal. As instituições mais atuantes foram o IFTO, a UFT, a Embrapa e a Unitins. As áreas mais exploradas foram sistemas de produção, sustentabilidade, processamento e agregação de valor, enquanto fisiologia e saúde animal apareceram como lacunas. A atuação integrada das instituições de pesquisa e ensino tem sido fundamental para impulsionar a cadeia produtiva da tilápia no estado mais jovem do Brasil, embora ainda haja desafios relacionados à industrialização, infraestrutura e agregação de valor aos produtos. O fortalecimento da pesquisa em nível estadual é fundamental para que a tilapicultura no Tocantins se desenvolva de maneira sustentável, inclusiva e competitiva, especialmente diante da recente autorização para o cultivo desta espécie na região.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectDesenvolvimento regional
dc.subjectBibliometria
dc.subjectAnálise Bibliométrica
dc.subjectTilapicultura
dc.titleMapeamento da produção científica sobre tilápia nas instituições de pesquisa e desenvolvimento do estado do Tocantins (2020–2024).
dc.typeArtigo de periódico
dc.subject.thesagroPiscicultura
dc.subject.thesagroTilápia
riaa.ainfo.id1179390
riaa.ainfo.lastupdate2025-10-03
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.47236/2594-7036.2025.v9.1794
dc.contributor.institutionPOLLYANA ALVES DE ARAÚJO, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO TOCANTINS; DIEGO NEVES DE SOUSA, CNPASA; PALLOMA ROSA FERREIRA, UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS.
Appears in Collections:Artigo em periódico indexado (CNPASA)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MapeamentoProducaoTilapia.pdf514,21 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace