Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1179450
Title: Análise da variação do gene βamy1 em cultivares de cevada cervejeira.
Authors: VEIGA, G. N. A. D. Y.
ALBUQUERQUE, A. C. S.
PEREIRA, J. F.
IORCZESKI, E. J.
BONATO, A. L. V.
Affiliation: GERARDO NICOLAS ARIAS DURAN Y VEIGA, CNPT; ANA CHRISTINA SAGEBIN ALBUQUERQUE, CNPT; JORGE FERNANDO PEREIRA, CNPT; EDSON JAIR IORCZESKI, CNPT; ANA LIDIA VARIANI BONATO, CNPT.
Date Issued: 2005
Citation: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE MELHORAMENTO DE PLANTAS, 3., 2005, Gramado. Anais [...]. Passo Fundo: Embrapa Trigo, 2005.
Description: A enzima b-amilase é ativada durante o desenvolvimento do grão e constitui uma das proteínas do endosperma amiláceo da cevada (Hordeum vulgare). Essa enzima é uma a-D-1,4- glucano-maltohidrolase, que cataliza a liberação de maltose e dextrinas a partir do amido. O aumento na expressão de enzimas amilolíticas determina a qualidade do malte produzido, de forma que a atividade da b-amilase constitui importante parâmetro no melhoramento da cevada cervejeira. Em geral, altos níveis de enzimas amilolíticas estão correlacionados com melhor rendimento em extrato, outro parâmetro de qualidade. Ampla variação na atividade de b- amilase é encontrada em H. vulgare subsp. spontaneum, característica herdada em uma população de cevada domesticada e silvestre. Tais diferenças estão correlacionadas a variações no gene bamy1, envolvendo a inserção/deleção de uma seqüência palindrômica de 126 pb e 39 pb no intron III, bem como a substituição de dois aminoácidos na ORF do gene, que, favorecendo a produção de b-amilase termoestável, incrementa a degradação do endosperma e aumenta, ao mesmo tempo, o rendimento em extrato.
Thesagro: Melhoramento
Type of Material: Resumo em anais e proceedings
Access: openAccess
Appears in Collections:Resumo em anais de congresso (CNPT)

Files in This Item:
File SizeFormat 
1653.pdf447.9 kBAdobe PDFView/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace