Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1179456
Title: Composição química de cinco cultivares de acerola colhida em dois estádios de maturação.
Authors: COSTA, A. C. S
LIMA, M. A. C. de
ALVES, R. E.
Affiliation: ANA CAROLINA SOUSA COSTA, UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAIBA; MARIA AUXILIADORA COELHO DE LIMA, CPATSA; RICARDO ELESBAO ALVES, CNAT.
Date Issued: 2014
Citation: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS, 24., 2014, Aracajú; CONGRESSO DO INSTITUTO NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE FRUTOS TROPICAIS, 4., 2014, Aracajú. Inovação e sustentabilidade em ciência e tecnologia de alimentos: anais. Aracajú: sbCTA, 2014.
Description: A acerola é uma espécie frutífera muito aceita pelos consumidores. Adquiriu essa importância devido seu alto teor de vitamina C e seu aproveitamento para a industrialização. Contudo, esse aproveitamento depende da composição química dos frutos da aceroleira. Assim, o objetivo deste trabalho foi avaliar as características químicas de qualidade de cinco cultivares de acerolas produzidas no Submédio do Vale do São Francisco. Foram coletadas amostras de frutos frescos de cinco cultivares de aceroleira: Flor Branca, Costa Rica, Okinawa, Junko e Sertaneja, nos estádios de maturação 1 para frutos de coloração verde e 6 para frutos de coloração vermelha intenso. O delineamento experimental foi inteiramente casualizado em esquema fatorial de 5 x 2 (cultivar x estádio de maturação), com quatro repetições constituídas de 25 frutos cada. A cultivar Okinawa se destacou pelos maiores teores de sólidos solúveis nos dois estádios de maturação (7,83 e 8,26 oBrix, respectivamente), enquanto a cultivar Sertaneja apresentou a menor acidez titulável (0,64% de ácido málico), após o amadurecimento do fruto. Quanto ao teor de açúcares totais, a variedade Costa Rica apresentou um alto teor, para ambos os estádios de maturação (3,55 e 3,67 g.100 g-1). Os frutos maduros das variedades Okinawa, Costa Rica e Sertaneja apresentaram características importantes, como alto teor de sólidos solúveis, açúcares totais e menor acidez, proporcionando qualidade para comercialização de frutos fresco, bem como para o processamento.
Thesagro: Acerola
Pós-Colheita
Qualidade
Maturação
Composição Química
NAL Thesaurus: Malpighia emarginata
Postharvest treatment
Keywords: Amadurecimento
Type of Material: Resumo em anais e proceedings
Access: openAccess
Appears in Collections:Resumo em anais de congresso (CPATSA)

Files in This Item:
File SizeFormat 
Composicao-quimica-acerola.pdf437.47 kBAdobe PDFView/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace