Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1179472
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.contributor.authorCOSTA, E. S. S.
dc.contributor.authorNASCIMENTO, P. L.
dc.contributor.authorARAÚJO, L.
dc.contributor.authorNASCIMENTO, T.
dc.contributor.authorSANTOS, R.
dc.contributor.authorAQUINO, D. A.
dc.contributor.authorFERREIRA, M. A. J. F.
dc.contributor.authorLIRA, I.
dc.date.accessioned2025-10-09T11:49:13Z-
dc.date.available2025-10-09T11:49:13Z-
dc.date.created2025-10-07
dc.date.issued2014
dc.identifier.citationIn: CONGRESSO BRASILEIRO DE RECURSOS GENÉTICOS, 3., 2014, Santos. Anais... Santos: SBRG: Unesp: IAC; Brasília, DF: Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, 2014.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1179472-
dc.descriptionA espécie S. scabra, leguminosa nativa do semiárido brasileiro, é utilizada em outros países como forrageira, sendo que no Brasil as pesquisas tiveram início em 2012 na Embrapa Semiárido. O trabalho foi desenvolvido com a finalidade de avaliar características morfológicas da planta. O delineamento experimental foi em blocos ao acaso, com três repetições,43 acessos e quatro plantas por parcela. As características avaliadas foram: LFo = largura do folíolo; CFo = comprimento do folíolo; CP = comprimento do pecíolo; CF = cor da folha; AF = acúleo na folha; PF = pilosidade na folha; FF = formato da folha. Os dados foram analisados estatisticamente pelo teste F e as médias comparadas entre si pelo teste de Scott & Knott. Os acessos não diferiram entre si, pelo teste F, para as características avaliadas. No entanto, o acesso CPAC5234 se destacou em relação à ausência de acúleo na folha, o que indica seu potencial forrageiro por eliminar o risco de rejeição pelo animal. Já o acesso CPAC 4955 não apresentou pilosidade na folha tendo também um potencial forrageiro. Em relação a largura e comprimento da folha, características relacionadas à produção, os acessos CPAC 4385 e 4947 se destacaram por apresentarem maiores valores. Estes acessos podem ser utilizados em programas de melhoramento para obtenção de populações base e linhagens. Por outro lado, as características avaliadas não são indicadas como descritores por não terem diferenciado os acessos.
dc.format1 CD-ROM.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectSemiarido
dc.subjectForrageira
dc.titleAvaliação de Stylosanthes scabra para características de planta.
dc.typeResumo em anais e proceedings
dc.subject.thesagroPlanta Forrageira
dc.subject.thesagroMelhoramento Vegetal
dc.subject.thesagroEspécie Nativa
dc.subject.thesagroStylosanthes Scabra
dc.subject.nalthesaurusForage
riaa.ainfo.id1179472
riaa.ainfo.lastupdate2025-10-09
dc.contributor.institutionEVELYN SOPHIA S. COSTA, UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO; PEDRO LUIZ NASCIMENTO, UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO; LUCAS ARAÚJO, UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO; TIAGO NASCIMENTO, UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO; RAFAELA SANTOS, UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO; DEYSE AIANE AQUINO, UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO; MARIA ALDETE JUSTINIANO DA FONSECA, CPATSA; IRLANE LIRA, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA.
Aparece en las colecciones:Resumo em anais de congresso (CPATSA)

Ficheros en este ítem:
Fichero TamañoFormato 
Avaliacao-de-Stylosanthes-scabra.-2014.pdf25.82 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace