Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1179487
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.contributor.authorMELO, J. C. de
dc.contributor.authorFERREIRA, I. C.
dc.contributor.authorMESQUITA, A. Q. de
dc.contributor.authorSILVA, J. R. S. da
dc.contributor.authorMARTINS, C. F.
dc.date.accessioned2025-10-08T00:56:20Z-
dc.date.available2025-10-08T00:56:20Z-
dc.date.created2025-10-07
dc.date.issued2025
dc.identifier.citationArchivos Latinoamericanos de Producción Animal, v. 33, Supl. 1, p. 535-536, Sept. 2025.
dc.identifier.issn1022-1301
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1179487-
dc.descriptionUm dos principais desafios sanitários na criação de bezerros nas primeiras semanas de vida é a incidência de diarreias, frequentemente com recidivas. Este estudo monitorou a incidência de diarreia nas primeiras 8 semanas de vida de bezerros Sindi e 1⁄2 Sindi x 1⁄2 Montbeliard, sendo 37 animais Sindi Puro de Origem (P.O), 65% fêmeas 35% machos e 29 animais 1⁄2 Sindi 1⁄2 Montbeliard, 41% machos 59% fêmeas. Os bezerros receberam colostro adequadamente, foram criados em bezerreiro coletivo mamando nas mães duas vezes ao dia, com acesso a feno e concentrado, no Centro de Tecnologia para Raças Zebuínas Leiteiras da Embrapa Cerrados, Brasília-DF. A ocorrência de diarreia foi monitorada por meio de exames clínicos com sinais de apatia, inapetência, sujidade no períneo, desidratação, pirexia e escore fecal. A idade média de ocorrência de diarreia entre os grupos genéticos foi avaliada. A normalidade dos dados foi rejeitada (Shapiro-Wilk, p<0.05), e aplicou-se o teste de Wilcoxon para comparações não paramétricas. Houve diferença estatisticamente significativa (P < 0.001) na idade de ocorrência de diarreia entre grupos genéticos. As idades médias com diarreia e erros padrão da média nos mestiços e Sindi PO foram 24 ± 2 dias e 28 ± 3, respectivamente. Os animais mestiços desenvolveram diarreia significativamente mais cedo, com mediana de diferença de -4,5 dias em relação ao Sindi PO. Esses achados sugerem que a composição genética influencia a precocidade do quadro, indicando maior susceptibilidade nos cruzamentos. Apesar de todos os bezerros terem recebido colostro adequado, assegurando a transmissão de imunidade passiva, a disparidade observada atribui-se potencialmente à maior resistência da raça Sindi. Recomenda-se investigar outros marcadores de rusticidade para compreensão integral do fenótipo. Independentemente do grupo genético, é necessário rigor no manejo sanitário e controle ambiental nas primeiras semanas de vida para prevenção e redução da doença.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.titleInfluência do grupo genético na idade de ocorrência de diarreia em bezerros nas primeiras semanas de vida.
dc.typeResumo em anais e proceedings
dc.subject.thesagroGado Zebu
dc.subject.thesagroGado Sindi
dc.description.notesXXVIII Reunión de ALPA y 8vo Congreso AUPA Punta del Este, Uruguay. 22-24 septiembre, 2025.
riaa.ainfo.id1179487
riaa.ainfo.lastupdate2025-10-07
dc.contributor.institutionJÚLIA CARVALHO DE MELO, UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA; ISABEL CRISTINA FERREIRA; ADRIANO QUEIROZ DE MESQUITA, CPAC; JOSÉ RICARDO SOBRAL DA SILVA, UNICEPLAC; CARLOS FREDERICO MARTINS, CPAC.
Aparece en las colecciones:Resumo em anais de congresso (CPAC)

Ficheros en este ítem:
Fichero TamañoFormato 
CPAC-Resumo-Isabel-Cristina-Ferreira.pdf204.12 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace