Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1179500
Title: Melhoramento genético: resultados, situação atual e futura do melhoramento de culturas produtoras de grãos: trigo.
Authors: SOUSA, C. N. A. de
Affiliation: CANTIDIO NICOLAU ALVES DE SOUSA, CNPT.
Date Issued: 2005
Citation: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE MELHORAMENTO DE PLANTAS, 3., 2005, Gramado. Anais [...]. Passo Fundo: Embrapa Trigo, 2005.
Description: O trigo é um alimento muito popular no Brasil principalmente na forma de pães, biscoitos e massas. Com a colonização, por portugueses e outros povos da Europa, ocorreram varias tentativas de se cultivar trigo no Brasil desde Alagoas até o Rio Grande do Sul (Carmo, 1911). Nos tempos coloniais as regiões mais usada para o cultivo eram próximas do litoral. Ocorreram muitas tentativas frustrante e alguns sucessos temporários, como no começo do século XIX quando o Brasil chegou a exportar trigo (Lagos, 1983). Com a colonização do sul do Brasil por italianos, alemães, poloneses e de outras procedências, o cultivo de trigo teve um incremento significativo. Entretanto as populações de trigo trazidas pelo colonizador ou a importação de cultivares de trigo de outros países pelo governo trouxeram poucos resultados positivos. Em 1919, o governo brasileiro resolveu investir na pesquisa com trigo no Brasil por meio da criação das estações experimentais em Ponta Grossa, PR, e Alfredo Chaves (Veranópolis), RS. Na atualidade, o cultivo de trigo no Brasil pode ser dividido em algumas macroregiões desde o Rio Grande do Sul até a Bahia com suas peculiaridades sendo que no Brasil Central ele é semeado em duas ocasiões diferentes, uma no verão (cultivo de sequeiro) e uma no final do outono (plantio irrigado).
Thesagro: Triticum spp
Type of Material: Artigo em anais e proceedings
Access: openAccess
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CNPT)

Files in This Item:
File SizeFormat 
P39.pdf104.07 kBAdobe PDFView/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace