Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1179518
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.contributor.authorANDRADE. D. F. de A. A.
dc.contributor.authorLAMAS, F. M.
dc.contributor.authorANDRADE, P. J. M.
dc.date.accessioned2025-10-08T20:49:12Z-
dc.date.available2025-10-08T20:49:12Z-
dc.date.created2025-10-08
dc.date.issued2001
dc.identifier.citationIn: CONGRESSO BRASILEIRO DE ALGODAO, 3., 2001, Campo Grande. Produzir sempre, o grande desafio: anais. Campina Grande: Embrapa Algodao; Dourados: Embrapa Agropecuaria Oeste, 2001. p. 567-570.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1179518-
dc.descriptionNa Região de Chapadão do Sul, MS, a área de plantio de algodão tem crescido a cada safra, assim como os níveis de produtividade. Na safra 1999/2000 foram plantados 28 mil hectares (65 % da área do estado) onde estima-se que foram produzidas 31 mil toneladas de pluma. Com emprego de alta tecnologia, a região encontra-se bem estruturada para se expandir e se destacar na produção da fibra, dispondo de algodoeiras e tendo a facilidade de acesso ao transporte ferroviário para o escoamento da produção. No entanto, para que essa expansão seja levada a contento, muitos desafios têm que ser superados, entre os quais o desenvolvimento de novas cultivares com maior potencial produtivo, resistentes às principais doenças e, principalmente, com qualidade de fibra superior, conforme exige o mercado consumidor. O algodoeiro é afetado por diversas doenças que ocorrem desde a emergência até a época de maturação das maçãs. Sua intensidade e conseqüente importância econômica é bastante variável de região para região e de ano para ano (Paiva, 1998). Embora não existam relatos das perdas ocasionados pelas doenças em Chapadão do Sul, estima-se que estas sejam consideráveis. ANDRADE et al. (1999a), em levantamento das principais doenças que incidem na cultura do algodoeiro, realizado na região de Chapadão do Sul, MS, durante a safra 1998/99, relataram que as manchas foliares foram as doenças mais freqüentemente encontradas. ANDRADE et al. (1999b), estudando o comportamento de cultivares e linhagens de algodoeiro, na mesma região, durante o mesmo ano agrícola, constataram, em alguns materiais, ataques severos da mancha foliar de Ramulária (Ramularia areola), da mancha angular (Xanthomonas campestris pv malvacearum), de ramulose (Colletotrichum gossypii var cephalosporioides) e da virose conhecida como doença azul ou mosaico das nervuras forma Ribeirão Bonito.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.titleComportamento de cultivares/linhagens de algodoeiro frente à ocorrência de doenças em, Chapadão do Sul, MS, Safra 1999/2000.
dc.typeArtigo em anais e proceedings
dc.subject.thesagroAlgodão
riaa.ainfo.id1179518
riaa.ainfo.lastupdate2025-10-08
dc.contributor.institutionDONITA F. DE ALENCAR ARARIPE ANDRADE, FUNDAÇÃO CHAPADÃO; FERNANDO MENDES LAMAS, CPAO; PAULINO JOSE MELO ANDRADE, CNPGL.
Aparece en las colecciones:Artigo em anais de congresso (CPAO)

Ficheros en este ítem:
Fichero TamañoFormato 
algo129-1.pdf30.75 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace