Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1179522
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.contributor.authorNASCIMENTO, P. L.
dc.contributor.authorARAÚJO, L.
dc.contributor.authorCOSTA, E. S.
dc.contributor.authorNASCIMENTO, T.
dc.contributor.authorSANTOS, R.
dc.contributor.authorFERREIRA, M. A. J. F.
dc.contributor.authorAQUINO, D. A.
dc.contributor.authorLIRA, I.
dc.contributor.authorREGINA, L.
dc.date.accessioned2025-10-09T12:48:32Z-
dc.date.available2025-10-09T12:48:32Z-
dc.date.created2025-10-09
dc.date.issued2014
dc.identifier.citationIn: CONGRESSO BRASILEIRO DE RECURSOS GENÉTICOS, 3., 2014, Santos. Anais... Santos: SBRG: Unesp: IAC; Brasília, DF: Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, 2014.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1179522-
dc.descriptionO Stylosanthes scabra é uma leguminosa nativa do semiárido brasileiro, sendo usada como forrageira em outros países. O objetivo deste trabalho foi avaliar 43 acessos de germoplasma de estilosantes. O experimento foi realizado na Embrapa Semiárido, em blocos ao acaso com três repetições e quatro plantas por parcela. As características avaliadas foram: NRP=Número de ramos por planta, CHP=Comprimento da haste principal, ECAS=Espessura do caule acima de 5cm do solo, ECAA=Espessura do caule abaixo de 5cm do ápice, CC=Comprimento do caule, AC=Presença de acúleos no caule, PC=Presença de pilosidade no caule, HC=Hábito de crescimento. Os dados foram analisados estatisticamente pelo teste F e as médias comparadas entre si pelo teste de Scott & Knott. Os acessos diferiram apenas para NRP, sendo que a média geral foi de 27 e os valores mínimo e máximo foram, respectivamente, 14 e 53 ramos por planta. Apesar de não diferir estatisticamente dos demais, o acesso CPAC 5196 se destacou para CHP com 81cm de comprimento, no entanto o acesso CPAC 4966 foi melhor para hábito de crescimento, por ser ereto. No acesso CPAC 4962, a presença mínima de pilosidade no caule pode influenciar na aceitação dos animais. Em termos de acúleos no caule, os destaques foram os acessos CPAC 4950 e 4956 por não terem apresentando acúleos no caule. Estes acessos podem ser utilizados em programas de melhoramento da espécie.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectSemiárido
dc.titleAvaliação de acessos de germoplasma de Stylosanthes scabra.
dc.typeResumo em anais e proceedings
dc.subject.thesagroMelhoramento Genético Vegetal
dc.subject.thesagroStylosanthes Scabra
dc.subject.thesagroEspécie Nativa
dc.subject.thesagroLeguminosa Forrageira
dc.subject.thesagroPlanta Forrageira
dc.subject.nalthesaurusGenetic improvement
riaa.ainfo.id1179522
riaa.ainfo.lastupdate2025-10-09
dc.contributor.institutionPEDRO LUIZ NASCIMENTO, UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO; LUCAS ARAÚJO, UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO; EVELYN SOPHIA COSTA, UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO; TIAGO NASCIMENTO, UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO; RAFAELA SANTOS, UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO; MARIA ALDETE JUSTINIANO DA FONSECA, CPATSA; DEYSE AIANE AQUINO; IRLANE LIRA, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA; LEILA REGINA, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA.
Aparece en las colecciones:Resumo em anais de congresso (CPATSA)

Ficheros en este ítem:
Fichero TamañoFormato 
AVALIACAO-DE-ACESSOS-DE-GERMOPLASMA-DE-Stylosanthes-scabra.pdf27.64 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace