Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1179531
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.contributor.authorDANTAS, B. F.
dc.contributor.authorRIBEIRO, R. C.
dc.contributor.authorMATIAS, J. R.
dc.contributor.authorOLIVEIRA, G. M. de
dc.contributor.authorCOSTA, D. C. C. da
dc.contributor.authorBISPO, J. de S.
dc.contributor.authorARAUJO, G. G. L. de
dc.date.accessioned2025-10-09T14:48:32Z-
dc.date.available2025-10-09T14:48:32Z-
dc.date.created2025-10-09
dc.date.issued2014
dc.identifier.citationIn: CONGRESSO BRASILEIRO DE RECURSOS GENÉTICOS, 3., 2014, Santos. Anais... Santos: SBRG: Unesp: IAC; Brasília, DF: Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, 2014.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1179531-
dc.descriptionCaatinga é o único bioma exclusivamente brasileiro e devido à sua degradação, seu patrimônio biológico está ameaçado de extinção. A produção de sementes e mudas destas é de extrema importância para evitar a perda da biodiversidade. Agricultura biossalina é a produção agrícola sob uma variedade de níveis de salinidade nas águas subterrâneas e /ou em solos. Objetivou-se avaliar a possibilidade de produção de mudas florestais da Caatinga com agricultura biossalina. Sementes de Anadenanthera macrocarpa, Aspidosperma pyrifolium, Poincianella pyramidalis e Erythrina velutina foram germinadas, em BOD a 25oC, fotoperíodo de 12h e substrato embebido com água biossalina (proveniente de tanques de piscicultura) e salobra, ambas com condutividade elétrica aproximada de 5dS.m-1. As mudas foram produzidas em telados, com 25% de sombreamento e irrigadas com água biossalina e salobra. Avaliou-se germinação, crescimento inicial de plântulas e crescimento de mudas. As sementes da Caatinga são altamente tolerantes à salinidade, e não tem a germinação limitada com a água biossalina ou salobra. As mudas de P. pyramidalis, E. velutina, e A. pyrifolium se desenvolvem adequadamentente irrigadas com água biossalina ou salobra. Assim, a produção de mudas da Caatinga é viável através da agricultura biossalina.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectÁgua biossalina
dc.subjectBioma Caatinga
dc.subjectAgricultura biossalina
dc.subjectPoincianella pyramidalis
dc.titleGerminação e crescimento de mudas de espécies florestais da Caatinga em água biossalina.
dc.typeResumo em anais e proceedings
dc.subject.thesagroCaatinga
dc.subject.thesagroSemente
dc.subject.thesagroAnadenanthera Macrocarpa
dc.subject.thesagroAspidosperma Pyrifolium
dc.subject.nalthesaurusNatural resources
dc.subject.nalthesaurusErythrina velutina
riaa.ainfo.id1179531
riaa.ainfo.lastupdate2025-10-09
dc.contributor.institutionBARBARA FRANCA DANTAS, CPATSA; RENATA CONDURU RIBEIRO, FUNDAÇÃO DE AMPARO A CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO ESTADO DE PERNAMBUCO; JANETE RODRIGUES MATIAS, FUNDAÇÃO DE AMPARO A CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO ESTADO DE PERNAMBUCO; GILMARA MOREIRA DE OLIVEIRA, UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA; DANIELLE CAROLINA CAMPOS DA COSTA, UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA; JACIARA DE SOUZA BISPO; GHERMAN GARCIA LEAL DE ARAUJO, CPATSA.
Aparece en las colecciones:Resumo em anais de congresso (CPATSA)

Ficheros en este ítem:
Fichero TamañoFormato 
GERMINACAO-E-CRESCIMENTO-DE-MUDAS-DE-ESPECIES-FLORESTAIS.pdf28.29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace