Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1179542
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.contributor.authorCOSTA, E. S. S.
dc.contributor.authorSANTOS, R.
dc.contributor.authorFERREIRA, M. A. J. F.
dc.contributor.authorSANTOS, R.
dc.contributor.authorDANTAS, B. F.
dc.date.accessioned2025-10-09T16:48:45Z-
dc.date.available2025-10-09T16:48:45Z-
dc.date.created2025-10-09
dc.date.issued2014
dc.identifier.citationIn: CONGRESSO BRASILEIRO DE RECURSOS GENÉTICOS, 3., 2014, Santos. Anais... Santos: SBRG: Unesp: IAC; Brasília, DF: Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, 2014.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1179542-
dc.descriptionA espécie S. scabra, leguminosa nativa do semiárido brasileiro com potencial forrageiro inclusive sendo utilizada na alimentação animal em outros países, se destaca por sua adaptabilidade a diferentes condições climáticas e habilidade em recuperar solos degradados. Objetivou-se avaliar a germinação de quatro acessos de S. scabra em diferentes condutividades elétricas. Foram avaliados os acessos CPAC 4959,CPAC 5234,CPAC 4962 e CPAC 995 em soluções de NaCl com condutividades elétricas de 0, 4, 8, 12, 16 e 18 dSm-¹. O delineamento foi o fatorial 4x6 (acessos x condutividade elétrica), com quatro repetições de 25 sementes de cada acesso em caixas gerbox, sobre duas camadas de papel mata-borrão umedecido com as soluções de NaCl, incubadas em temperaturas alternadas de 25 e 30ºC. As características avaliadas foram porcentagem de germinação, tempo médio de germinação, índice de velocidade de germinação, velocidade média de germinação, além de comprimento, matéria fresca e seca das plântulas. O acesso CPAC4959 apresentou alta porcentagem de germinação,alta velocidade de germinação e maior comprimento de plântulas, comparadoaos demais acessos até 16 dSm-¹, podendo ser um material genético tolerante, que possa ser usado em programas de melhoramento. É importante a avaliação de outros acessos para a busca de tolerância e maior produção nas áreas com alta temperatura e salinidade e, assim, maior disponibilidade de forragem em condições extremas.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectLeguminosa nativa
dc.titleGerminação de acessos de Stylosanthes scabra em diferentes condutividades elétricas.
dc.typeResumo em anais e proceedings
dc.subject.thesagroStylosanthes Scabra
dc.subject.thesagroMelhoramento Genético Vegetal
dc.subject.thesagroLeguminosa
dc.subject.thesagroLeguminosa Forrageira
dc.subject.nalthesaurusGenetic improvement
riaa.ainfo.id1179542
riaa.ainfo.lastupdate2025-10-09
dc.contributor.institutionEVELYN SOPHIA S. COSTA, UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO; RAFAELA SANTOS, UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO; MARIA ALDETE JUSTINIANO DA FONSECA, CPATSA; ROBERTA SANTOS, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA; BARBARA FRANCA DANTAS, CPATSA.
Aparece en las colecciones:Resumo em anais de congresso (CPATSA)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
Germinacao-de-acessos-de-Stylosanthes-scabra-em-diferentes-condutividades-eletricas..pdf27.97 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace