Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1179548
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.contributor.authorFERREIRA, M. A. J. F.
dc.contributor.authorRIBEIRO, R.
dc.contributor.authorNASCIMENTO, T.
dc.contributor.authorMENDONÇA, P.
dc.contributor.authorARAÚJO, L.
dc.contributor.authorSILVA, V.
dc.contributor.authorCOSTA, E.
dc.contributor.authorAQUINO, D.
dc.contributor.authorPASSOS, L.
dc.date.accessioned2025-10-09T17:48:53Z-
dc.date.available2025-10-09T17:48:53Z-
dc.date.created2025-10-09
dc.date.issued2014
dc.identifier.citationIn: CONGRESSO BRASILEIRO DE RECURSOS GENÉTICOS, 3., 2014, Santos. Anais... Santos: SBRG: Unesp: IAC; Brasília, DF: Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, 2014.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1179548-
dc.descriptionEstimou-se a contribuição relativa de caracteres para a divergência em capim buffel. Foram avaliados 30 acessos, em blocos ao acaso com três repetições e nove plantas/parcela. As características avaliadas foram: número de perfilhos/touceira (NPT); altura da planta (cm) (ALP); hábito de crescimento (HCR); espessura do colmo (mm) (ECO); cor do colmo (CCO); cor da folha (CFO); comprimento da folha (cm) (COF); largura da folha (LFO) (mm); pilosidade da folha adaxial (PF01), folha abaxial (PF02) e da bainha da folha (PF03); comprimento (CIN) e largura da inflorescência (LIN) (mm); cor da inflorescência (CIF); quantidade de inflorescência (QIN); peso fresco da touceira (PFT), ramos (PFC) e folhas (PFF) (kg); peso seco ramos (PSC) e folhas (PSF) (Kg); relação colmo:folha fresco (RCFF); relação colmo:folha seco (RCFS); cor das sementes (CSE) e quantidade de inflorescência (QIF). CIN contribuiu com 40% para diferenciar os acessos, o que é muito interessante por ser de fácil avaliação. A segunda com maior contribuição foi RCFS (26,14%), enquanto que a com menor foi PF01 (0,13%). Ao retirar as características que contribuíram com menos de 2% para a divergência entre os acessos, verificou-se que CIF permaneceu com maior contribuição (44,74%), ao passo que a segunda passou a ser CSE com 29,23%, ou seja duas características de fácil avaliação o que pode otimizar a avaliação de germoplasma de capim buffel.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectDiversidade genética
dc.titleContribuição relativa de caracteres para divergência genética em Cenchrus ciliaris.
dc.typeResumo em anais e proceedings
dc.subject.thesagroCapim Buffel
dc.subject.thesagroCenchrus ciliaris
dc.subject.thesagroPastagem
dc.subject.thesagroGramínea Forrageira
dc.subject.nalthesaurusPastures
riaa.ainfo.id1179548
riaa.ainfo.lastupdate2025-10-09
dc.contributor.institutionMARIA ALDETE JUSTINIANO DA FONSECA, CPATSA; RAFAELA RIBEIRO, UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO; TIAGO NASCIMENTO, UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO; PEDRO MENDONÇA, UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO; LUCAS ARAÚJO, UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO; VANESSA SILVA, UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO; EVELYN COSTA, UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO; DEISY AQUINO; LEILA PASSOS.
Aparece en las colecciones:Resumo em anais de congresso (CPATSA)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
Contribuicao-relativa-de-caracteres-para-divergencia-genetica-em-Cenchrus-ciliaris.pdf27.49 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace