Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1179562
Title: A pesca artesanal como vetor de permanência dos pescadores em seus territórios tradicionais no médio Araguaia, Tocantins, Brasil.
Authors: SILVA, A. P. da
MENDES FILHO, O. DA R.
Affiliation: ADRIANO PRYSTHON DA SILVA, CNAT; ONIVALDO DA ROCHA MENDES FILHO, UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO.
Date Issued: 2024
Citation: In: CONGRESSO CIENTÍFICO INTERNACIONAL DA RedeCT (REDE INTERNACIONAL DE PESQUISADORES SOBRE POVOS ORIGINÁRIOS E COMUNIDADES TRADICIONAIS), 5., 2024. Anais... Palmas, TO: Observatório, 2024.
Pages: p. 385-390.
Description: Este trabalho relata o censo estrutural e aspectos socioeconômicos e produtivos dos pescadores artesanais do Tocantins, na porção do médio-Araguaia. Foram utilizados dados censitários de gênero e escolaridade frutos de dados oficiais e de informações de projetos científicos em andamento na região. Os resultados indicam uma maior proporção de homens na pesca (57%), porém há uma baixa participação de jovens, indicando risco de descontinuidade deste modo de vida. Cerca de 90% dos pescadores são alfabetizados estando acima da média nacional. A produção significativa pelo período amostral demostra (230 toneladas) e a receita gerada (R$ 2,5 Milhões) demostra que a produção oficial pode estar subestimada. Por fim, a venda de mais da metade do pescado na própria comunidade comprova a importância socioeconômica da pesca na movimentação da economia local e o consumo de 11% demonstra a importância do pescado para a segurança alimentar e nutricional das famílias. Conclui-se que o papel da pesca artesanal é crucial como vetor de permanência dos pescadores em seus territórios tradicionais no médio Araguaia.
Thesagro: Pesca Artesanal
Segurança Alimentar
Pesca
Keywords: Araguaia
Território
Type of Material: Artigo em anais e proceedings
Access: openAccess
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CNAT)

Files in This Item:
File SizeFormat 
PescaArtesanalVetor.pdf503.82 kBAdobe PDFView/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace