Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1179726
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.contributor.authorBRIGHENTI, A. M.
dc.contributor.authorGOMIDE, C. A. de M.
dc.contributor.authorPACIULLO, D. S. C.
dc.contributor.authorCASTRO, C. R. T. de
dc.contributor.authorSOUZA SOBRINHO, F. de
dc.contributor.authorSILVA, R. B. da
dc.date.accessioned2025-10-16T13:48:43Z-
dc.date.available2025-10-16T13:48:43Z-
dc.date.created2025-10-16
dc.date.issued2025
dc.identifier.citationIn: CONGRESSO BRASILEIRO DE SISTEMAS INTEGRADOS DE PRODUÇÃO AGROPECUÁRIA, 4.
dc.identifier.citationENCONTRO DE SISTEMAS INTEGRADOS DE PRODUÇÃO AGROPECUÁRIA NO SUL DO BRASIL, 8., 2025, Curitiba. Anais [...]. Curitiba: Universidade Federal do Paraná, 2025.por
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1179726-
dc.descriptionUm dos desafios para formação de palhada no sistema de plantio direto é definir doses ideais de herbicidas capazes de dessecar satisfatoriamente as plantas de cobertura. O objetivo deste trabalho foi estabelecer doses ideais de glyphosate na dessecação da braquiária (Urochloa ruziziensis - cv. BRS Integra) baseadas na altura do dossel foliar. O delineamento experimental foi em blocos casualisados, em parcelas sub-divididas, com três repetições. Nas parcelas, foram aplicadas cinco doses de glyphosate, em gramas de equivalente ácido (g e.a.)/ha: 0, 240, 480, 960 e 1.920. As sub-parcelas foram compostas por três alturas do dossel forrageiro no momento da aplicação (38 cm, 67 cm e 85 cm), correspondendo às seguintes quantidades de massa de matéria seca (MS): 1.676 kg MS/ha, 5.098 kg MS/ha e 7.623 kg MS/ha, respectivamente. A medição da altura do dossel foliar das plantas é uma prática viável na definição de doses ideais de glyphosate na dessecação da braquiária em pré-semeadura das culturas. Com o aumento da altura do dossel forrageiro, há um incremento na massa de MS das plantas e, consequentemente, maiores doses são necessárias para alcançar a dessecação almejada. Doses de 260 g e.a./ha, 364 g e.a./ha e 380 g e.a./ha proporcionam dessecação satisfatória das plantas de braquiária com alturas de 38 cm, 67 cm e 85 cm, respectivamente.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectIntegração lavoura-pecuária
dc.titleEstabelecimento de doses de glyphosate na dessecação da braquiária (Urochloa ruziziensis cv. BRS Integra) baseado na altura do dossel foliar.
dc.typeArtigo em anais e proceedings
dc.subject.thesagroPalhada
dc.subject.thesagroPastagem
dc.subject.thesagroPlanta de Cobertura
dc.subject.thesagroPlantio Direto
dc.description.notesTema: Desafios do SIPA para a década: produção de alimentos e serviços ecossistêmicos.
riaa.ainfo.id1179726
riaa.ainfo.lastupdate2025-10-16
dc.contributor.institutionALEXANDRE MAGNO BRIGHENTI DOS SANTOS, CNPGL; CARLOS AUGUSTO DE MIRANDA GOMIDE, CNPGL; DOMINGOS SAVIO CAMPOS PACIULLO, CNPGL; CARLOS RENATO TAVARES DE CASTRO, CNPGL; FAUSTO DE SOUZA SOBRINHO, CNPGL; RAFAEL BOLINA DA SILVA, UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA.
Aparece en las colecciones:Artigo em anais de congresso (CNPGL)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
Estabelecimento-de-doses-de-glyphosate-na-dessecacao-da-braquiaria.pdf686.89 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace