Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1180423
Título: Qualidade fisiológica de sementes coletadas em matrizes de castanheira-da-amazônia.
Autoria: VERTEIRO, L. G.
DIAS, T. C. F. de F.
OLIVEIRA, M. M. de
WADT, L. H. de O.
Afiliação: LUANA GONÇALVES VERTEIRO; THAIS CRISTINE FERNANDES DE FREITAS DIAS, UNIVERSIDADE INTEGRADA APARÍCIO CARVALHO; MAÍSA MAIA DE OLIVEIRA, UNIVERSIDADE INTEGRADA APARÍCIO CARVALHO; LUCIA HELENA DE OLIVEIRA WADT, CPAF-RO.
Ano de publicação: 2025
Referência: In: ENCONTRO DE INICIAÇÃO À PESQUISA DA EMBRAPA RONDÔNIA, 15., Porto Velho. Anais [...]. Porto Velho, RO: Embrapa Rondônia, 2025. p. 45-47. (Embrapa Rondônia. Eventos Técnicos, 03).
Conteúdo: A produção de castanha-da-amazônia é majoritariamente proveniente do extrativismo. Com isso, não há muitos estudos ou informações sobre os fatores que influenciam a qualidade das mudas. O objetivo deste estudo foi avaliar a qualidade fsiológica das sementes de B. excelsa, por meio da análise da dinâmica de germinação. Foram coletadas sementes em 27 matrizes selecionadas para o Programa de Melhoramento Genético da Castanheira. As amêndoas foram colocadas para germinar e avaliadas três vezes por semana, ao longo de 150 dias. Foram avaliados a taxa de germinação (TG%), o índice de velocidade de germinação (IVG), a frequência de anormalidades e contados os dias para início da germinação. A taxa média de germinação foi 62,8%, variando de 0% a 87%. Sete progênies apresentaram IVG acima de 1,0. As sementes das Matrizes 2, 17 e 16 destacaram-se em germinação, velocidade e precocidade, sendo as matrizes 17, 16 e 5 as que apresentaram alta frequência de anormalidades. Já as matrizes 2, 3 e 18 combinaram alto vigor com baixa ocorrência de plântulas anormais.
Thesagro: Bertholletia Excelsa
Germinação
Tipo do material: Artigo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPAF-RO)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EIPER-2025.11.pdf146,97 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace