Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1180441
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSANTOS, J. C. F.
dc.contributor.authorSANTOS, J. de F.
dc.contributor.authorNUNES, P. L. da S.
dc.date.accessioned2025-10-22T06:39:46Z-
dc.date.available2025-10-22T06:39:46Z-
dc.date.created2025-10-21
dc.date.issued2025
dc.identifier.citationRevista Vale, v. 23, n. 3, 2025.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1180441-
dc.descriptionO objetivo deste trabalho em Minas Gerais é de conhecer a influência dos indicadores agronômicos da cafeicultura de relevo plano, ondulado e montanhoso na relação com os indicadores socioeconômicos dos municípios de Patrocínio, Três Pontas e Manhuaçu, localizados nas respectivas regiões do Alto Paranaíba, Sul de Minas e Zona da Mata. A metodologia da pesquisa consistiu na identificação, seleção, análise de índices e de abordagens descritivas de indicadores agronômicos e socioeconômicos desses três municípios no período de 1991 a 2022. O Índice de Desenvolvimento Humano dos três municípios se encontra numa faixa de melhor patamar de condição social de sua população, estando seus índices na escala de médio a alto, e alguns sendo igual ou superior ao índice do estado e do país, comprovando a independência desses municípios em prol de sua evolução social e econômica. Pode-se visualizar que não houve afirmação da correlação entre o desempenho agronômico da atividade cafeeira em diferentes relevos e indicadores socioeconômicos dos municípios de Patrocínio, Três Pontas e Manhuaçu. Verificou-se que cada município apresenta sua potencialidade social e econômica resultante do desenvolvimento do cultivo do café, cuja correlação dos indicadores agronômicos em diferentes relevos com os indicadores socioeconômicos apresentou-se de maneira harmônica e positiva nos três municípios, não existindo distanciamento expressivo que caracterize vantagem comparativa de um município sobre outro.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectIndicador agronômico
dc.subjectIndicador socioeconômico
dc.titleCorrelação de indicadores agronômicos da cafeicultura de relevo plano, ondulado e montanhoso em relação a indicadores socioeconômicos: o caso dos municípios de Patrocínio, Três Pontas e Manhuaçu.
dc.typeArtigo de periódico
dc.subject.thesagroCafeicultura
dc.description.notesTítulo em inglês: Correlation of agronomic indicators of coffee growing with flat, wavy and mountainous relief in relation to socioeconomic indicators: the case of the counties of Patrocínio, Três pontas and Manhuaçu.
dc.format.extent214 p.
riaa.ainfo.id1180441
riaa.ainfo.lastupdate2025-10-21
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v23i3.6902
dc.contributor.institutionJULIO CESAR FREITAS SANTOS, CNPCA; JAMILSEN DE FREITAS SANTOS, CNPCA; PRISCILA LUIZA DA SILVA NUNES, MINISTÉRIO DA AGRICULTURA E PECUÁRIA.
Aparece nas coleções:Artigo em periódico indexado (SAPC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Correlacao-de-indicadores-agronomicos.pdf453,42 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace