Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1180448
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorOLIVEIRA, J. C. de
dc.contributor.authorASSIS, G. M. L. de
dc.contributor.authorCAMPOS, T. de
dc.contributor.authorPESSOA FILHO, M. A. C. de P.
dc.date.accessioned2025-10-22T12:48:36Z-
dc.date.available2025-10-22T12:48:36Z-
dc.date.created2025-10-22
dc.date.issued2025
dc.identifier.citationIn: SEMINÁRIO DA EMBRAPA ACRE DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E PÓS-GRADUAÇÃO, 7., 2024, Rio Branco, AC. Pesquisa e bioeconomia no Acre: anais [...]. Rio Branco, AC: Embrapa Acre, 2025. p. 71. (Embrapa Acre. Eventos técnicos & científicos, 7).
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1180448-
dc.descriptionO amendoim forrageiro (Arachis pintoi Krapov. e W.C. Greg.) tornou-se conhecido por suas vantagens como cultura de cobertura verde, que incluem proteção contra erosão, aumento da retenção de umidade do solo e fixação biológica de nitrogênio. Seu uso em pastagens consorciadas com gramíneas tem contribuído para o ganho de peso e redução de até 7 meses no tempo de abate do gado. No entanto, a quantidade limitada de ferramentas moleculares para auxiliar no desenvolvimento de novas cultivares tem sido apontada como um gargalo significativo dentro do programa de melhoramento. Assim, o objetivo deste estudo foi a obtenção do rascunho do genoma de A. pintoi. O sequenciamento foi realizado com os equipamentos PacBio Sequel II e Revio. A montagem inicial foi construída com o programa Hifiasm. Posteriormente, os programas Blobtools e MitoHiFi foram empregados para detectar e eliminar sequências de contaminantes e organelas. A montagem final resultou em 428 fragmentos, com tamanho total de 1,5 Gpb. O valor de N50 foi 31,6 Mpb e o maior fragmento teve 106,8 Mpb. A análise de completude da montagem, utilizando o banco de dados embryophyta_odb10, mostrou 99,00% de genes ortólogos completos, com apenas 0,60% fragmentado e 0,40% ausente. A anotação de regiões repetitivas indicou que 78,25% do genoma consistia em repetições. Essa é a primeira montagem de genoma na secção Caulorhizae do gênero Arachis, o que contribuirá grandemente ao entendimento da diversidade genética e filogenia dentro do gênero, além de permitir o desenvolvimento e aplicação de tecnologias de genotipagem de última geração que darão suporte ao programa de melhoramento.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.titleMontagem inicial do genoma de amendoim forrageiro.
dc.typeResumo em anais e proceedings
dc.subject.thesagroGenoma
dc.subject.thesagroAmendoim
dc.subject.thesagroLeguminosa Forrageira
dc.subject.nalthesaurusArachis pintoi
riaa.ainfo.id1180448
riaa.ainfo.lastupdate2025-10-22
dc.contributor.institutionJÔNATAS CHAGAS DE OLIVEIRA, UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE; GISELLE MARIANO LESSA DE ASSIS, CNPGC; TATIANA DE CAMPOS, CPAC; MARCO AURÉLIO CALDAS DE PINHO PESSOA FILHO, CENARGEN.
Aparece nas coleções:Resumo em anais de congresso (CNPGC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Montagem-inicial-do-genoma.pdf199.93 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace