Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1180723
Título: Caracterização morfológica de bananeiras autotetraploides.
Autoria: AMARAL, C. M. do
SEREJO, J. A. dos S.
SILVA, S. de O. e
AMORIM, E. P.
Afiliação: CICERA MARIA DO AMARAL GSCHEIDMEYER, CNPMF; JANAY ALMEIDA DOS SANTOS SEREJO, CNPMF; SEBASTIAO DE OLIVEIRA E SILVA, CNPMF; EDSON PERITO AMORIM, CNPMF.
Ano de publicação: 2012
Referência: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE FRUTICULTURA, 22., 2012, Bento Gonçalves. Anais... Bento Gonçalves: SBF, 2012. 1 CD-ROM.
Páginas: 4 p.
Conteúdo: As principais cultivares plantadas no Brasil são triplóides AAB, com diferentes graus de esterilidade, como as do tipo Prata e Terra que são utilizadas para consumo interno. As cultivares tipo exportação são triploides AAA estéreis, principalmente do subgrupo Cavendish, o que dificulta a geração de cultivares resistentes a doenças. Nesse caso, sugere-se o uso de técnicas biotecnológicas, a exemplo, a indução da duplicação de cromossomos in vitro. A duplicação cromossômica de diplóides promissores permite a produção de plantas autotetraplóides possivelmente férteis, que poderão ser utilizadas em cruzamentos com diplóides melhorados para geração de triplóides secundários AAA com resistência a doenças e frutos com boas características agronômicas (BAKRY et al., 2007; SILVA et al., 2001). [...].
Thesagro: Banana
Morfologia Vegetal
NAL Thesaurus: Plant morphology
Tipo do material: Artigo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CNPMF)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
4ZZ6.pdf617,63 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace