Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1180835
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.contributor.authorSPERA, S. T.
dc.contributor.authorCARDOSO, E. L.
dc.date.accessioned2025-10-31T13:54:34Z-
dc.date.available2025-10-31T13:54:34Z-
dc.date.created2025-10-31
dc.date.issued2001
dc.identifier.citationIn: SIMPÓSIO SOBRE RECURSOS NATURAIS E SÓCIO-ECONÔMICOS DO PANTANAL, 3., 2000, Corumbá. Os desafios do novo milênio: anais. Corumbá: Embrapa Pantanal: UFMS, 2001.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1180835-
dc.descriptionO levantamento de reconhecimento de alta intensidade dos solos e avaliação da aptidão agrícola das terras da borda oeste do Pantanal: Maciço do Urucum e adjacências, MS, foi publicado em 1997. As classes de solos foram identificadas conforme a classificação vigente desde 1988 referente a terceira aproximação do Sistema Brasileiro de Classificação de Solos. Em 1999, entra em vigor a versão final do Sistema. Considerandose a ampla adoção do novo Sistema e as complexas alterações introduzidas, os mapeamentos anteriores necessitam ser atualizados quanto a nova nomenclatura. A maioria das unidades de mapeamento identificadas no levantamento da borda oeste tiveram sua nomenclatura alterada. Os Podzólicos Vermelho-Escuros Ta foram reclassificados como Luvissolos Hipocrômicos, enquanto que os Podzólicos Vermelho-Escuros Tb, como Argissolos Vermelhos. Os Podzólicos Vermelho-Amarelos Tb tornaram-se Argissolos Vermelho-Amarelos enquanto que o Podzólico Vermelho-Amarelo Ta foi renomeado como Luvissolo Háplico. Os Brunizéns Avermelhados, os Brunizéns e as Rendzinas estão reunidas na ordem dos Chernossolos. Os Brunizéns Avermelhados tornaram-se Chernossolos Argilúvicos, Brunizéns, Chernossolos Háplicos e as Rendzinas, Chernossolo Rêndzico. A antiga ordem dos Solonetz Solodizados está reclassificada como Planossolo Háplico Sálico. Os Cambissolos álicos e distróficos tornaram-se Cambissolos Háplicos Distróficos, e os Cambissolos Eutróficos, Cambissolos Háplicos Eutróficos. As antigas ordens dos Solos Gleis foram unificadas como Gleissolos. O Glei Húmico tornou-se Gleissolo Melânico, porém Glei Húmico vértico foi reclassificado como Vertissolo Hidromórfico, e os Glei Pouco Húmico, Gleissolos Órticos. Os Regossolos e os Solos Litólicos estão atualmente reunidos na ordem dos Neossolos. Os Regossolos tornaram-se Neossolos Regolíticos e, os Solos Litólicos, Neossolos Litólicos. A antiga ordem dos Vertissolos foi mantida, porém subdividida em subordens, como: Vertissolo Ebânico, Vertissolo Cromado e Vertissolo Hidromórfico. A simbologia de notação também foi alterada.
dc.format1 CD-ROM.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectClassificacao
dc.subjectMacico do Urucum
dc.subjectSoil survey
dc.titleAtualização da legenda do levantamento de reconhecimento de alta intensidade dos solos da borda oeste do Pantanal: Maciço do Urucum e adjacências.
dc.typeArtigo em anais e proceedings
dc.subject.thesagroLevantamento
dc.subject.thesagroSolo
dc.subject.nalthesaurusPantanal
dc.subject.nalthesaurusclassification
riaa.ainfo.id1180835
riaa.ainfo.lastupdate2025-10-31
dc.contributor.institutionSILVIO TULIO SPERA, CPAMT; EVALDO LUIS CARDOSO, CPAP.
Aparece en las colecciones:Artigo em anais de congresso (CNPT)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
SPERA-013.pdf130.7 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace