Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1180853
Título: Determinantes da rentabilidade em fazendas de leite.
Autoria: TERROR, H. S.
CARVALHO, G. R.
TAKANO, A. L. R.
AZEVEDO, C. P. V. de
MARIANO, W. H.
MARTINS, A. de F.
CAETANO, G. da C.
Afiliação: HENRIQUE SALLES TERROR, UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA; GLAUCO RODRIGUES CARVALHO, CNPGL; ANDRÉ LUIZ RAMOS TAKANO, UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA; CAIO PRADO VILLAR DE AZEVEDO, UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA; WILLIAM HELENO MARIANO, LABOR RURAL; ANDREZA DE FÁTIMA MARTINS, LABOR RURAL; GIOVANI DA COSTA CAETANO, LABOR RURAL.
Ano de publicação: 2025
Referência: In: WORKSHOP DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA EMBRAPA GADO DE LEITE - Pibic/CNPq, 31., 2025, Juiz de Fora. Anais [...]. Juiz de Fora: Embrapa Gado de Leite, 2025.
Páginas: p. 14-17.
Conteúdo: Esse estudo analisa os determinantes econômicos da rentabilidade na produção leiteira em Minas Gerais, a partir de dados de 396 fazendas monitoradas ao longo de 2023. Observa-se uma heterogeneidade entre os produtores, sugerindo que os ganhos não são exógenos, mas resultado de fatores produtivos como produtividade, estrutura do rebanho e uso eficiente do capital. A margem líquida foi utilizada como proxy de rentabilidade, e os resultados demonstram que propriedades mais eficientes, com maior produtividade da terra, mão de obra e vacas, obtêm margens superiores. Além disso, o estudo evidencia que a economia de escala, medida pelo aumento da produção com custos médios decrescentes, está diretamente associada à lucratividade. Conclui-se que uma boa gestão com impacto em indicadores de produtividade dos fatores, estoque de capital e economia de escala, é o principal diferencial entre quem ganha e quem perde dinheiro na atividade leiteira. As informações geradas no presente estudo vão ao encontro dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) contidos na Agenda 2030, proposta pela Organização das Nações Unidas, da qual o Brasil é signatário, sobretudo no ODS 8 - Empregos dignos e crescimento econômico: Promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo, e trabalho decente para todos
Thesagro: Produção Leiteira
Produtividade
Rentabilidade
Palavras-chave: Economia de escala
Notas: ODS 8.
Tipo do material: Artigo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CNPGL)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Determinantes-da-rentabilidade-em-fazendas-de-leite.pdf230,36 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace