Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1180891
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.contributor.authorCOSTA, F. DA S.
dc.contributor.authorCOELHO, E. F.
dc.contributor.authorSANTANA JUNIOR, E. B.
dc.contributor.authorANDRADE NETO, T. M. DE
dc.contributor.authorNASCIMENTO JUNIOR, A. L. DO
dc.contributor.authorSILVA, C. P. DA
dc.contributor.authorSOUZA, L. D.
dc.date.accessioned2025-10-31T18:49:36Z-
dc.date.available2025-10-31T18:49:36Z-
dc.date.created2025-10-31
dc.date.issued2010
dc.identifier.citationREUNIÃO BRASILEIRA DE MANEJO E CONSERVAÇÃO DO SOLO E DA ÁGUA, 18., 2010, Teresina. Novos caminhos para a agricultura conservacionista no Brasil: anais. Teresina: Embrapa Meio-Norte: Universidade Federal do Piauí, 2010. 1 CD-ROM.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1180891-
dc.descriptionRESUMO: Os cálculos empregados em irrigação para determinação da quantidade de água a ser aplicada às culturas requerem a conhecimento da curva de retenção de água do solo. A dificuldade dos produtores na obtenção dessa curva requer trabalhos que visem estima-la. O trabalho teve como objetivo ajustar funções de pedotransferência envolvendo variáveis independentes como a textura do solo e atributos físicos como porosidade e densidade para estimativa dos parâmetros θs, θr, α e n da equação de Van Genuchten (1980). Foram reunidos dados de quatro classificações texturais de solos: arenoso (areia franca + areia), franco-arenoso, argilo-arenoso e argiloso. O modelo de Van Genuchten (1980) foi ajustado aos dados de tensão e umidade de cada tipo de solo resultando nos dados de θs, θr, α e n. Esses dados constituíram as variáveis dependentes dos modelos de regressão linear múltipla que, com as variáveis independentes teores de areia total, silte, argila, a densidade do solo e a porosidade total resultaram em diversas funções de pedotransferencia. Os dados de textura, da densidade e da porosidade tiveram efeito significativo nos parâmetros da equação de Van Genuchten, isto é, θs, θr, α e n.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.titleEstimativa da umidade na saturação e residual e dos parâmetros α e n da equação de Van Genuchten com base em atributos físicos do solo.
dc.typeArtigo em anais e proceedings
dc.subject.thesagroSolo
dc.subject.thesagroUmidade do Solo
dc.subject.thesagroTextura do Solo
dc.subject.nalthesaurusSoil texture
dc.format.extent24 p.
riaa.ainfo.id1180891
riaa.ainfo.lastupdate2025-10-31
dc.contributor.institutionFLAVIO DA SILVA COSTA, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECONCAVO DA BAHIA; EUGENIO FERREIRA COELHO, CNPMF; EDVALDO BISPO SANTANA JUNIOR, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECONCAVO DA BAHIA; TORQUATO MARTINS DE ANDRADE NETO, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA; ADAILTON LIBERATO DO NASCIMENTO JUNIOR, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECONCAVO DA BAHIA; CARINA PIRES DA SILVA, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECONCAVO DA BAHIA; LAERCIO DUARTE SOUZA, CNPMF.
Aparece en las colecciones:Resumo em anais de congresso (CNPMF)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
474.pdf87,39 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace