Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1180899
Título: Identificação de touros portadores de doenças genéticas recessivas na raça Girolando.
Autor: FIALHO, J. V. M.
BRUGGER, G. da S.
ABREU, P. A. de
MINTELOWSKY, M. C. de M.
REIS, D. R. de L.
DOMINGUES, R.
PANETTO, J. C. do C.
MACHADO, M. A.
MARTINS, M. F.
SILVA, M. V. G. B.
Afiliación: JOÃO VICTOR MOREIRA FIALHO, CENTRO UNIVERSITÁRIO ANTÔNIO CARLOS; GABRIELLE DA SILVA BRUGGER, UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA; PEDRO ALMEIDA DE ABREU, UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA; MARIA CLARA DE MOURA MINTELOWSKY, UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA; DANIELE RIBEIRO DE LIMA REIS FAZA, CNPGL; ROBERT DOMINGUES, CNPGL; JOAO CLAUDIO DO CARMO PANETTO, CNPGL; MARCO ANTONIO MACHADO, CNPGL; MARTA FONSECA MARTINS, CNPGL; MARCOS VINICIUS GUALBERTO BARBOSA DA SILVA, CNPGL.
Año: 2025
Referencia: In: WORKSHOP DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA EMBRAPA GADO DE LEITE - Pibic/CNPq, 31., 2025, Juiz de Fora. Anais [...]. Juiz de Fora: Embrapa Gado de Leite, 2025.
Páginas: p. 60-63.
Descripción: A raça Girolando, amplamente utilizada nos rebanhos leiteiros brasileiros, combina a alta produtividade com adaptabilidade tropical. No entanto, sua ascendência da raça holandesa pode introduzir mutações recessivas deletérias. Para este estudo, 25 touros participantes do teste de progênie da raça, em 2025, foram genotipados para seis doenças: Deficiência de adesão leucocitária bovina (BLAD), Deficiência da uridina monofosfato sintase (DUMPS), Complexo de malformação vertebral (CVM), Brachyspina, Deficiência do fator XI (FXID) e Citrulinemia. Para a distinção dos alelos, o DNA foi extraído, quantificado, amplificado via PCR e analisado por eletroforese. Por meio das análises, foram identificados dois indivíduos portadores: um para BLAD e outro para Brachyspina. Nenhum portador foi detectado para as outras quatro doenças. Estes achados ressaltam a importância do monitoramento genético contínuo dos reprodutores participantes do programa de melhoramento, a fim de prevenir a disseminação de alelos prejudiciais e, assim, preservar a saúde e a produtividade dos rebanhos. As informações geradas no presente estudo vão ao encontro dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) contidos na Agenda 2030, proposta pela Organização das Nações Unidas, da qual o Brasil é signatário, sobretudo nos seguintes objetivos específicos: ODS 2 - Erradicação da fome: Acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável.
Thesagro: Bovino
Doença Animal
Palabras clave: BLAD
Brachyspina
Citrulinemia
CVM
DUMPS
FXID
Genotipagem
Notas: ODS 2.
Tipo de Material: Artigo em anais e proceedings
Acceso: openAccess
Aparece en las colecciones:Artigo em anais de congresso (CNPGL)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
Identificacao-de-touros-portadores-de-doencas-geneticas.pdf510.01 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace