Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1180934
Título: Métodos de plantio e taxas de semeadura de BRS Integra: produtividade do milho para silagem e desempenho da braquiária em sistema de integração.
Autoria: SANTOS, J. C. dos
PAULA, P. G. de
MATEUS, B. de A.
PAIVA, L. E. F.
SILVA, R. B. da
CARVALHO, C. A. B. de
GOMIDE, C. A. de M.
BRIGHENTI, A. M.
CASTRO, C. R. T. de
PACIULLO, D. S. C.
Afiliação: JULIA CRESPO DOS SANTOS, UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO; PABLO GONÇALVES DE PAULA, CENTRO UNIVERSITÁRIO ACADEMIA; BIANCA DE ASSIS MATEUS, CENTRO UNIVERSITÁRIO ACADEMIA; LAURA ELIZA FONTES PAIVA; RAFAEL BOLINA DA SILVA; CARLOS AUGUSTO BRANDÃO DE CARVALHO, UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO; CARLOS AUGUSTO DE MIRANDA GOMIDE, CNPGL; ALEXANDRE MAGNO BRIGHENTI DOS SANTOS, CNPGL; CARLOS RENATO TAVARES DE CASTRO, CNPGL; DOMINGOS SAVIO CAMPOS PACIULLO, CNPGL.
Ano de publicação: 2025
Referência: In: WORKSHOP DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA EMBRAPA GADO DE LEITE - Pibic/CNPq, 31., 2025, Juiz de Fora. Anais [...]. Juiz de Fora: Embrapa Gado de Leite, 2025.
Páginas: p. 68-72.
Conteúdo: Objetivou-se avaliar o efeito de métodos de plantio e taxas de semeadura de U. ruziziensis cv. BRS Integra, em sistema de integração, sobre a produtividade do milho (Zea Mays) para silagem e a produção de massa da BRS Integra (forragem e formação de palhada). Foi utilizado o delineamento de blocos casualizados, em parcelas subdivididas, com quatro repetições. Nas parcelas foram alocados os métodos de plantio (em linha ou a lanço) e, nas subparcelas, as taxas de semeadura (2, 4, 6 e 8 kg/ha de sementes puras viáveis - SPV). Foram avaliadas a produção de MS do milho e a biomassa de BRS Integra (palhada e forragem), conforme as estratégias de manejo: i) pastejo (simulação com corte, 40 dias após a colheita do milho – DAC) e ii) silagem (60 DAC). A produção de MS de milho não variou com os tratamentos, assim como a massa de BRS Integra para silagem. O método a lanço proporcionou maior biomassa para palhada, e maior massa na simulação de pastejo. A biomassa para dessecação apresentou efeito linear e a MF na simulação de pastejo, resposta quadrática (ponto de máxima de 5,5 kg/ha de SPV). Essa taxa de semeadura é recomendada para o estabelecimento da BRS Integra em consórcio com o milho, visando a produção de forragem. As informações geradas no presente estudo vão ao encontro dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) contidos na Agenda 2030, proposta pela Organização das Nações Unidas, da qual o Brasil é signatário, sobretudo nos seguintes objetivos específicos: ODS 1- Erradicação da pobreza: Acabar com a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares; ODS - 2 Erradicação da fome: Acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável; ODS 8 - Empregos dignos e crescimento econômico: Promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo, e trabalho decente para todos; ODS 12 - Consumo Responsável: Assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis,
Thesagro: Planta Forrageira
Forragem
Massa
Brachiaria
Pastagem Consorciada
Plantio Direto
Palavras-chave: Selo ODS
Objetivo de Desenvolvimento Sustentável
Notas: ODS 1, ODS 2, ODS 8, ODS 12.
Tipo do material: Artigo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CNPGL)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Metodos-de-plantio-e-taxas-de-semeadura-de-BRS-Integra.pdf236,09 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace