Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1180947
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.contributor.authorPIOLI, V. C.
dc.contributor.authorMALUF, V. H. H. K.
dc.contributor.authorJESUS, L. M. de
dc.contributor.authorOLIVEIRA, V. da S.
dc.contributor.authorDOMINGUES, R.
dc.contributor.authorMARTINS, M. F.
dc.contributor.authorCARVALHO, W. A.
dc.contributor.authorGASPAR, E. B.
dc.date.accessioned2025-11-03T13:50:49Z-
dc.date.available2025-11-03T13:50:49Z-
dc.date.created2025-11-03
dc.date.issued2025
dc.identifier.citationIn: WORKSHOP DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA EMBRAPA GADO DE LEITE - Pibic/CNPq, 31., 2025, Juiz de Fora. Anais [...]. Juiz de Fora: Embrapa Gado de Leite, 2025.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1180947-
dc.descriptionA ceratoconjuntivite infecciosa bovina (CIB) causa prejuízos econômicos e afeta o bem-estar animal, tendo a bactéria Moraxella bovis como principal agente etiológico. O uso de modelos in vitro é uma alternativa importante para estudar a patogênese da doença, mas a alta carga microbiana das córneas oriundas de abatedouros representa um obstáculo técnico. Este estudo teve como objetivo desenvolver um protocolo de descontaminação de córneas bovinas de abatedouro para uso em cultivo in vitro. Três experimentos foram realizados, testando diferentes etapas de pré-processamento, processamento e cultivo, com variações nos compostos antimicrobianos, concentrações, temperaturas e tempos de exposição. O primeiro apresentou contaminação generalizada, indicando necessidade de ajustes. O segundo incluiu etapas estéreis e uso de clorexidina, mas a opacificação das córneas e a persistência de contaminação exigiram novas modificações. No terceiro, alteraram-se concentração de iodopovidona, tempo de exposição e temperatura, resultando em redução significativa da carga microbiana e ausência de crescimento em várias amostras após 48 horas em ágar sangue. Conclui-se que o terceiro experimento apresentou os melhores resultados e atende às exigências para aplicação em modelos in vitro de estudo da CIB. As informações geradas no presente estudo vão ao encontro dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) contidos na Agenda 2030, proposta pela Organização das Nações Unidas, da qual o Brasil é signatário, sobretudo nos seguintes objetivos específicos: ODS 8 - Empregos dignos e crescimento econômico: Promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo, e trabalho decente para todos.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectCrescimento microbiano
dc.subjectGlobo ocular
dc.subjectCeratoconjuntivite infecciosa bovina
dc.titleDesenvolvimento de um protocolo para descontaminação de córneas bovinas provenientes de abatedouro.
dc.typeArtigo em anais e proceedings
dc.subject.thesagroBovino
dc.subject.thesagroDoença Animal
dc.subject.thesagroEsterilização
dc.description.notesODS 8.
dc.format.extent2p. 78-82.
riaa.ainfo.id1180947
riaa.ainfo.lastupdate2025-11-03
dc.contributor.institutionVITTORIA CUCCURULLO PIOLI, UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA; VICTOR HUGO HALFELD KELMER MALUF; LETÍCIA MILENA DE JESUS, UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA; VALQUÍRIA DA SILVA OLIVEIRA, UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA; ROBERT DOMINGUES, CNPGL; MARTA FONSECA MARTINS, CNPGL; WANESSA ARAUJO CARVALHO, CNPGL; EMANUELLE BALDO GASPAR, CNPGL.
Aparece en las colecciones:Artigo em anais de congresso (CNPGL)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
Desenvolvimento-de-um-protocolo-para-descontaminacao-de-corneas-bovinas.pdf1.17 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace