Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1180949
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.contributor.authorJESUS, L. C. B. de
dc.contributor.authorPEREIRA, H. P.
dc.contributor.authorSOUZA, E. D. de
dc.contributor.authorVIEIRA, C. D.
dc.contributor.authorCAMARGO, L. S. de A.
dc.date.accessioned2025-11-03T13:50:52Z-
dc.date.available2025-11-03T13:50:52Z-
dc.date.created2025-11-03
dc.date.issued2025
dc.identifier.citationIn: WORKSHOP DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA EMBRAPA GADO DE LEITE - Pibic/CNPq, 31., 2025, Juiz de Fora. Anais [...]. Juiz de Fora: Embrapa Gado de Leite, 2025.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1180949-
dc.descriptionA eletroporação do sistema CRISPR/Cas9 em zigotos é uma ferramenta promissora para a edição genômica em bovinos. Paralelamente, a biópsia embrionária permite a avaliação genômica pré-implantacional e pode ser aplicada para seleção de embriões geneticamente editados. Este estudo investigou os efeitos da eletroporação de zigotos bovinos com CRISPR/Cas9 para edição do gene da beta-lactoglobulina sobre a viabilidade embrionária pós-biópsia, avaliada pela capacidade de reexpansão da blastocele, e a qualidade das análises genéticas subsequentes. A taxa de reexpansão da blastocele foi semelhante (p>0,05) entre o grupo controle (80%) e eletroporado (62,8%). Amostras de biópsias do grupo controle não apresentaram falhas da amplificação por PCR, enquanto 21,7% das amostras falharam no eletroporado, porém sem diferenças entre os grupos (p>0,05). Não houve diferenças (p>0,05) nas concentrações de DNA nas amostras entre grupos controle (6,09 ± 1,01 ng/µL) e eletroporado (4,9 ± 0,5 ng/µL), e na qualidade dos cromatogramas. Os resultados indicam que a eletroporação não compromete a viabilidade embrionária pós-biópsia e nem interfere negativamente na amplificação por PCR ou na qualidade do sequenciamento, evidenciando sua viabilidade para aplicações de edição do gene da beta-lactoglobulina. As informações geradas no presente estudo vão ao encontro dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) contidos na Agenda 2030, proposta pela Organização das Nações Unidas, da qual o Brasil é signatário, sobretudo nos seguintes objetivos específicos: ODS 2 - Erradicação da fome: Acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectCRISPR/Cas9
dc.subjectEdição gênica
dc.subjectDiagnóstico pré-implantacional
dc.titleEletroporação e biópsia embrionária: implicações para edição do gene da beta-lactoglobulina em embriões bovinos.
dc.typeArtigo em anais e proceedings
dc.subject.thesagroBovino
dc.subject.thesagroMelhoramento Animal
dc.description.notesODS 2.
dc.format.extent2p. 83-87.
riaa.ainfo.id1180949
riaa.ainfo.lastupdate2025-11-03
dc.contributor.institutionLEANDRA CRISTINA BRANDT DE JESUS, UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA; HYAGO PASSE PEREIRA; ELIZA DINIZ DE SOUZA; CAROLINA DAVID VIEIRA; LUIZ SERGIO DE ALMEIDA CAMARGO, CNPGL.
Aparece en las colecciones:Artigo em anais de congresso (CNPGL)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
Eletroporacao-e-biopsia-embrionaria.pdf174,19 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace