Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1180960
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.contributor.authorMELO, A. M. de
dc.contributor.authorQUINTAO, C. C. R.
dc.contributor.authorOLIVEIRA, C. S.
dc.contributor.authorTERRA, Y. S.
dc.contributor.authorSHEBLI, W. A.
dc.contributor.authorCAMARGO, L. S. de A.
dc.contributor.authorSARAIVA, N. Z.
dc.date.accessioned2025-11-03T14:49:03Z-
dc.date.available2025-11-03T14:49:03Z-
dc.date.created2025-11-03
dc.date.issued2025
dc.identifier.citationIn: WORKSHOP DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA EMBRAPA GADO DE LEITE - Pibic/CNPq, 31., 2025, Juiz de Fora. Anais [...]. Juiz de Fora: Embrapa Gado de Leite, 2025.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1180960-
dc.descriptionA estearoil-CoA dessaturase 1 (SCD1) é uma enzima fundamental na regulação do metabolismo lipídico e na modulação da competência oocitária em bovinos. Este trabalho investigou a expressão e distribuição celular da SCD1 em oócitos bovinos submetidos a diferentes suplementações com precursores e produtos da enzima durante a maturação in vitro (MIV). Utilizando imunofluorescência, observou-se que a localização periférica da SCD1 nos complexos cumulus-oócitos (COCs) foi significativamente mais intensa nos grupos suplementados com ácido esteárico, ácido trans-vacênico e soro fetal bovino, em comparação ao controle apenas com BSA (Albumina sérica bovina) e aos grupos tratados com produtos da SCD1, como ácido oleico e CLA. Tais resultados indicam que a presença de precursores da enzima favorece sua redistribuição para a periferia oocitária, potencialmente, otimizando sua atividade. Assim, sugere-se que a modulação da localização subcelular da SCD1 pode representar uma estratégia promissora para aprimorar a qualidade oocitária e, consequentemente, a eficiência da produção in vitro de embriões bovinos. As informações geradas no presente estudo vão ao encontro dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) contidos na Agenda 2030, proposta pela Organização das Nações Unidas, da qual o Brasil é signatário, sobretudo nos seguintes objetivos específicos: ODS 8 - Empregos dignos e crescimento econômico: Promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo, e trabalho decente para todos.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectSCD1
dc.subjectMaturação in vitro
dc.titleCaracterização funcional da enzima estearoil-CoA dessaturase 1 na competência oocitária em bovinos.
dc.typeArtigo em anais e proceedings
dc.subject.thesagroBovino
dc.subject.thesagroLipídio
dc.description.notesODS 8.
dc.format.extent2p. 96-100.
riaa.ainfo.id1180960
riaa.ainfo.lastupdate2025-11-03
dc.contributor.institutionALEXANDRE MARCOS DE MELO, CENTRO UNIVERSITÁRIO ACADEMIA; CAROLINA CAPOBIANGO ROMANO QUINTAO, CNPGL; CLARA SLADE OLIVEIRA, CNPGL; YURI SABBAGH TERRA, UNIVERSIDADE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS; WASIM AL SHEBLI, UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA; LUIZ SERGIO DE ALMEIDA CAMARGO, CNPGL; NAIARA ZOCCAL SARAIVA, CNPGL.
Aparece en las colecciones:Artigo em anais de congresso (CNPGL)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
Caracterizacao-funcional-da-enzima-estearoil-CoA.pdf896,06 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace