Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1180961
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.contributor.authorANDRADE, S.
dc.contributor.authorFIÃES, G. M. F.
dc.contributor.authorCOIMBRA, L. de A.
dc.contributor.authorGUIMARÃES, A. S.
dc.contributor.authorOTENIO, M. H.
dc.date.accessioned2025-11-03T14:49:06Z-
dc.date.available2025-11-03T14:49:06Z-
dc.date.created2025-11-03
dc.date.issued2025
dc.identifier.citationIn: WORKSHOP DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA EMBRAPA GADO DE LEITE - Pibic/CNPq, 31., 2025, Juiz de Fora. Anais [...]. Juiz de Fora: Embrapa Gado de Leite, 2025.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1180961-
dc.descriptionO sistema Compost Barn é uma alternativa de alojamento dos animais na pecuária leiteira, melhorando o bem-estar e o manejo de resíduos orgânicos. Sua eficácia depende do controle de variáveis como temperatura, umidade e aeração do substrato, que influenciam a compostagem e a qualidade microbiológica da cama. Este trabalho objetivou instalar e operar um modelo laboratorial que simula a cama de Compost Barn, permitindo controle preciso dos parâmetros físico-químicos e microbiológicos. Foram usados três biorreatores aeróbios sob condições térmicas controladas ou sem controle, onde a reação aeróbia gera o calor. As composteiras receberam diariamente fezes e urina de vacas leiteiras, simulando a operação real. Análises físico-químicas abrangeram pH, umidade, sólidos, fósforo, nitrogênio e carbono orgânico total; a caracterização microbiológica determinou bactérias Gram-positivas, Gram-negativas, fungos e leveduras. Os resultados indicaram que o controle térmico aumentou a estabilidade do processo, reduziu a carga microbiana, especialmente microrganismos indicadores sanitários, e melhorou a qualidade do composto. O modelo é ferramenta útil para estudos futuros do funcionamento e dinâmica da compostagem e práticas sustentáveis na agropecuária. As informações geradas no presente estudo vão ao encontro dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) contidos na Agenda 2030, proposta pela Organização das Nações Unidas, da qual o Brasil é signatário, sobretudo nos seguintes objetivos específicos: ODS 1 – “Erradicação da pobreza: Acabar com a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares”; ODS 3 – “Saúde de qualidade: Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades”; ODS 12 - “Assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis”.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.titleAplicação de biorreatores laboratoriais para simulação de cama de Compost Barn.
dc.typeArtigo em anais e proceedings
dc.subject.thesagroBovino
dc.subject.thesagroPecuária
dc.subject.thesagroCompostagem
dc.subject.thesagroResíduo Orgânico
dc.description.notesODS 1, ODS 3, ODS 12.
dc.format.extent2p. 101-105.
riaa.ainfo.id1180961
riaa.ainfo.lastupdate2025-11-03
dc.contributor.institutionSOPHIA ANDRADE; GABRIELA MARIA FERNANDES FIÃES, UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA; LUANA DE ARAUJO COIMBRA, UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA; ALESSANDRO DE SA GUIMARAES, CNPGL; MARCELO HENRIQUE OTENIO, CNPGL.
Aparece en las colecciones:Artigo em anais de congresso (CNPGL)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
Aplicacao-de-biorreatores-laboratoriais-para-simulacao-de-cama-de-Compost-Barn.pdf525.67 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace