Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1180962
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorPICOLI, P. H. G.
dc.contributor.authorPAULA, O. A. B. de
dc.contributor.authorOTENIO, M. H.
dc.contributor.authorARCURI, E. F.
dc.contributor.authorARCURI, P. B.
dc.date.accessioned2025-11-03T14:49:10Z-
dc.date.available2025-11-03T14:49:10Z-
dc.date.created2025-11-03
dc.date.issued2025
dc.identifier.citationIn: WORKSHOP DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA EMBRAPA GADO DE LEITE - Pibic/CNPq, 31., 2025, Juiz de Fora. Anais [...]. Juiz de Fora: Embrapa Gado de Leite, 2025.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1180962-
dc.descriptionA produção de biossurfactantes a partir de resíduos agroindustriais representa uma alternativa sustentável e inovadora dentro da biotecnologia ambiental. Neste contexto, o presente trabalho avaliou o crescimento de linhagens de Pseudomonas sp. utilizando o permeado de soro de leite (PSL), subproduto da ultrafiltração na indústria de laticínios, como meio de cultivo microbiano. O PSL, rico em lactose e frequentemente descartado, representa risco ambiental, mas pode ser valorizado em processos biotecnológicos. Foram utilizadas 25 linhagens de Pseudomonas sp., cultivadas em meio contendo apenas PSL neutralizado e esterilizado. A viabilidade de crescimento foi avaliada por contagem de unidades formadoras de colônia (UFC) no tempo zero (T0) e após 48 horas de incubação (T48). Os resultados demonstraram crescimento significativo da maioria das linhagens, considerando a taxa de crescimento, indicando que o PSL suporta o desenvolvimento microbiano e tem potencial como meio de cultivo alternativo. O estudo conclui que o PSL é um resíduo viável para aplicação biotecnológica, o próximo desafio do trabalho é avaliar a capacidade de produção de biossurfactantes com este meio de cultivo. As informações geradas no presente estudo vão ao encontro dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) contidos na Agenda 2030, proposta pela Organização das Nações Unidas, da qual o Brasil é signatário, sobretudo nos seguintes objetivos específicos: ODS 6 - Água limpa e saneamento: Garantir disponibilidade e manejo sustentável da água e saneamento para todos; ODS 8. Empregos dignos e crescimento econômico: Promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo, e trabalho decente para todos.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectMeio de cultivo
dc.subjectBiomolécula
dc.titleAvaliação do crescimento de Pseudomonas sp. em permeado de soro de leite.
dc.typeArtigo em anais e proceedings
dc.subject.thesagroSoro de Leite
dc.subject.thesagroResíduo
dc.description.notesODS 6, ODS 8.
dc.format.extent2p. 106-110.
riaa.ainfo.id1180962
riaa.ainfo.lastupdate2025-11-03
dc.contributor.institutionPEDRO HENRIQUE GOMES PICOLI; OTÁVIO AUGUSTO BRAGA DE PAULA, UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ; MARCELO HENRIQUE OTENIO, CNPGL; EDNA FROEDER ARCURI, CNPGL; PEDRO BRAGA ARCURI, CNPGL.
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CNPGL)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Avaliacao-do-crescimento-de-Pseudomonas-sp.-em-permeado-de-soro-de-leite.pdf291,17 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace