Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1180965
Título: Desempenho fenotípico de cultivares de café (Coffea arabica L.) submetidos a estresse hídrico controlado no Cerrado.
Autor: GUERRA, A. F.
BARTHOLO, G. F.
ROCHA, O. C.
CORDEIRO, A.
SILVA, J. O.
JESUS, L. A. M. de
Afiliación: ANTONIO FERNANDO GUERRA, CNPCA; GABRIEL FERREIRA BARTHOLO, CNPCA; OMAR CRUZ ROCHA, CNPCA; ANDERSON CORDEIRO; JAQUELINE OLIVIERA SILVA; LUCIO ADRIANO MAGALHÃES DE JESUS.
Año: 2011
Referencia: In: SIMPÓSIO DE PESQUISA DOS CAFÉS DO BRASIL, 7., 2011, Araxá. Coletânea de anais: I a VII. Brasília, DF: Embrapa Café, 2011.
Descripción: As variedades de café atualmente cultivadas no Cerrado são oriundas de programas de melhoramento para a cafeicultura de sequeiro, e apresentam características de porte, arquitetura e defeitos genéticos inadequados à cafeicultura irrigada nas condições edafoclimáticas do Cerrado. O estudo tem por objetivo a introdução, avaliação e caracterização de cultivares comerciais de Coffea arabica L. para o desenvolvimento de pesquisas em melhoramento do cafeeiro na busca de materiais adaptados ao sistema de produção irrigado, visando à competitividade e sustentabilidade da cafeicultura do Cerrado. O experimento foi instalado em 2008, na área experimental da Embrapa Cerrados, O delineamento experimental utilizado é em blocos ao acaso com três repetições e parcelas compostas de 10 plantas no espaçamento de 3,80 x 0,70 metros, considerando dezesseis plantas centrais úteis para as avaliações/coleta de dados. Foram avaliadas as medidas biométricas altura de planta, diâmetro de copa, diâmetro do caule e número de ramos plagiotrópicos e a produção nas diferentes cultivares. Através da análise de variância foi observado efeito significativo ao nível indicado pelo teste de F para as fontes de variação diâmetro do caule, número de ramos plagiotrópicos e produção, e não houve para as características altura e diâmetro da. Para efetuar comparações entre as cultivares procedeu-se à análise de médias utilizando o teste de Tukey a 5 % de probabilidade. Houve efeito significativo para o diâmetro do caule com a cultivar Obatã Vermelho IAC 1669-20 apresentando superioridade. Em relação ao número de ramos plagiotrópicos destacou-se apenas a cultivar Icatu de porte baixo, com diferença significativa das cultivares Obatã Vermelho IAC 1669-20 e Iapar 59. A cultivar Obatã Vermelho IAC 1669-20, de acordo com os resultados mostra um comportamento fenotípico médio sobre o ambiente em que está sendo cultivada, sendo inferior apenas com relação ao número de ramos plagiotrópicos.
Thesagro: Cafeicultura
Produtividade
Irrigação
Tipo de Material: Artigo em anais e proceedings
Acceso: openAccess
Aparece en las colecciones:Artigo em anais de congresso (CPAC)

Ficheros en este ítem:
Fichero TamañoFormato 
CPAC-38281-AA.pdf43.7 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace