Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1180972
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.contributor.authorRIBEIRO FILHO, G. C.
dc.contributor.authorGUERRA, A. F.
dc.contributor.authorBARTHOLO, G. F.
dc.contributor.authorROCHA, O. C.
dc.contributor.authorSANZONOWICZ, C.
dc.date.accessioned2025-11-03T17:48:47Z-
dc.date.available2025-11-03T17:48:47Z-
dc.date.created2025-11-03
dc.date.issued2011
dc.identifier.citationIn: SIMPÓSIO DE PESQUISA DOS CAFÉS DO BRASIL, 7., 2011, Araxá. Coletânea de anais: I a VII. Brasília, DF: Embrapa Café, 2011.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1180972-
dc.descriptionCom o objetivo de validar a tecnologia de ajuste nutricional de cafeeiros arábica gerada pela Embrapa, com apoio do Consórcio Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento do Café – CBPD/Café, em 2007 foram definidas as áreas de validação no Sul de Minas Gerais e iniciada a aplicação da tecnologia de adubação do cafeeiro em fase de adoção. As ações de difusão e transferência de tecnologia inicialmente foram realizadas através de visitas técnicas para apresentação da tecnologia de aumento da adubação fosfatada a ser testada, e discussão com os produtores rurais e técnicos da extensão sobre os benefícios da mesma para o sistema de cultivo de café de sequeiro. A dosagem anual preconizada foi de 300 kg de P2O5 por hectare parcelada em duas aplicações. A primeira parcela com 2/3 da dose anual foi aplicada em setembro/outubro, antecedendo as primeiras chuvas. A segunda parcela, correspondendo a 1/3 da dose anual, foi aplicada em janeiro/fevereiro estendendo em alguns casos até o mês de março. No primeiro ano a primeira parcela foi com a fonte Superfosfato Simples sendo que em algumas unidades a segunda parcela foi com o Termofosfato Yoorin. A partir do segundo ano em todas unidades de validação prevaleceu como fonte de fósforo o Superfosfato Triplo e em uma o Tremofosfato Yoorin, entretanto em 2010 três unidades demonstrativas aplicaram o Superfosfato Triplo alternado com o Termofosfato Yoorin. Em outras três unidades houve associação de parte do fornecimento do fósforo através de material orgânico compostagem de esterco de frango; galinha ou bovinos com palha de café). A produção total e a produtividade foram determinadas para cada unidade de validação, visando comparar os resultados obtidos nos anos anteriores (2003 a 2006) e posteriores (2008 a 2011) à utilização do tratamento preconizado. Considerando todas as propriedades, observou-se um aumento médio da produtividade de sete sc/ha-1 o que correspondeu em média a 20% de aumento na produção de café beneficiado. O maior crescimento e desenvolvimento observado para os cafeeiros submetidos a maiores doses de fósforo estão em consonância com os resultados obtidos a nível experimental.
dc.format1 CD-ROM
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.titleAumento da produção de cafeeiros adubados com altas doses de fósforo no Sul de Minas Gerais.
dc.typeArtigo em anais e proceedings
dc.subject.thesagroCafeicultura
dc.subject.thesagroNutrição Vegetal
dc.subject.thesagroAdubação
dc.subject.thesagroProdutividade
dc.subject.thesagroFixação de Fósforo
riaa.ainfo.id1180972
riaa.ainfo.lastupdate2025-11-03
dc.contributor.institutionGUY CARVALHO RIBEIRO FILHO, FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS; ANTONIO FERNANDO GUERRA, CNPCA; GABRIEL FERREIRA BARTHOLO, CNPCA; OMAR CRUZ ROCHA, CNPCA; CLAUDIO SANZONOWICZ, CPAC.
Aparece en las colecciones:Artigo em anais de congresso (CPAC)

Ficheros en este ítem:
Fichero TamañoFormato 
CPAC-38283-AA.pdf55.3 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace