Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1181020
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.contributor.authorBRITO, T. F.
dc.contributor.authorSANTOS, A. C. S.
dc.contributor.authorMAUES, M. M.
dc.contributor.authorSILVEIRA, O. T.
dc.contributor.authorOLIVEIRA, M. L.
dc.date.accessioned2025-11-04T12:48:25Z-
dc.date.available2025-11-04T12:48:25Z-
dc.date.created2025-11-04
dc.date.issued2019
dc.identifier.citationBrazilian Journal of Biology, v. 79, n. 2, p. 263-272, 2019.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1181020-
dc.descriptionA distribuição da maioria das espécies ocorre em regiões delimitadas com características únicas conhecidas como ?centros de endemismo?. Na Amazônia Oriental está localizado o Centro de Endemismo Belém (CEB), uma das áreas mais intensivamente desmatadas na Amazônia Brasileira. Aqui, apresentamos informações sobre assembleias de abelhas orquídeas baseadas em registros históricos de coleções entomológicas. Para cada espécie, foram calculadas a frequência de ocorrência e a dominância, classificando-as em 3 estados: espécies comuns, intermediárias ou raras. Foram geradas curvas de riqueza observada e estimada, com base no estimador Jackknife. Encontramos 1.257 espécimes de 56 espécies, constituindo registros de 1917 a 2009, e uma espécie é um novo registro no CEB. Maior número de espécimes e espécies foi concentrado em poucos locais, com intensificação nas coletas a partir dos anos70. Os resultados sugerem alta riqueza de abelhas orquídeas no CEB, embora esse cenário esteja longe do que é esperado para toda a área. A elevada ocorrência de espécies raras pode estar relacionada à baixa representatividade nas coleções e a proximidade entre as áreas favoreceu as amostragens. Mesmo assim, a lista de espécies e o estado de conservação aqui apresentados podem ser informações úteis em estudos interessados em comparar a fauna passada e atual de abelhas das orquídeas e, aliado a dados sobre as respostas das abelhas às mudanças de uso da terra ocorridas no CEB ao longo dos anos, podem servir de base para definição de áreas prioritárias para conservação.
dc.language.isoeng
dc.rightsopenAccess
dc.subjectAbelhas-das-orquídeas
dc.subjectCentro de endemismo
dc.titleHistorical records of orchid bees (Apidae: Euglossini) in Belém Endemism Center: species list of 92 years sampling.
dc.typeArtigo de periódico
dc.subject.thesagroAbelha
dc.subject.thesagroArmadilha
dc.subject.thesagroDesmatamento
dc.subject.nalthesaurusApidae
riaa.ainfo.id1181020
riaa.ainfo.lastupdate2025-11-04
dc.identifier.doi10.1590/1519-6984.180139
dc.contributor.institutionT. F. BRITO, MUSEU PARAENSE EMILIO GOELDI; A. C. S. SANTOS; MARCIA MOTTA MAUES, CPATU; O. T. SILVEIRA, MUSEU PARAENSE EMILIO GOELDI; M. L. OLIVEIRA, INSTITUTO NACIONAL DE PESQUISAS DA AMAZÔNIA.
Aparece en las colecciones:Artigo em periódico indexado (CPATU)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
Historical-records-of-orchid.pdf2.09 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace