Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1181546
Título: Irrigação suplementar em cafeeiros do Sul de Minas.
Autor: PAIVA, R. N.
GARCIA, A. W. R.
MATIELLO, J. B.
PADILHA, L.
REIS JUNIOR, R. P.
Afiliación: RODRIGO NAVES PAIVA
ANTONIO WANDER RAFAEL GARCIA
JOSÉ BRAZ MATIELLO
LILIAN PADILHA, CNPCA
ROGÉRIO PINTO REIS JUNIOR, FUNDAÇÃO PROCAFÉ.
Año: 2008
Referencia: In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE PESQUISA EM CAFEICULTURA IRRIGADA, 10., 2008, Araguari. Anais... Uberlândia: Universidade Federal de Uberlândia, 2008.
Páginas: p. 108-111.
Descripción: As regiões Sul e Oeste de Minas Gerais possuem, historicamente, condições climáticas ideais ao cultivo do café arábica, com temperatura média anual na faixa de 19 a 21°C e precipitações de 1400 a 1500 mm anuais, bem distribuídas na primavera, verão e outono. Apesar disto, estas regiões estão sujeitas a períodos prolongados de estiagens em épocas criticas de demanda de água pela cultura. Este trabalho foi realizado com o objetivo de avaliar diversas doses de irrigação suplementar por gotejamento, em períodos críticos de deficiência hídrica no Sul de Minas. As produtividades da cultivar Acaia IAC 474/19 foram avaliadas sob irrigação suplementar por gotejamento, em lavouras plantadas em 2004 no espaçamento 3, 5 x 0,70m. Nos períodos de balango hídrico adequado a produção no ano seguinte não é influenciada pela irrigação, devendo-se, portanto, irrigar de acordo com a observaçãoo do déficit. Para as condições da FEV uma irrigado adequada no período critico propiciou ganhos de até 70% na média de duas safras.
Thesagro: Coffea Arábica
Irrigação por Gotejamento
Deficiência Hídrica
Cafeicultura
Palabras clave: Cultivar Acaia IAC 474/19
Notas: Trabalho também publicado nos anais do 13º Simpósio Brasileiro de Pesquisa em Cafeicultura Irrigada, 13, 2011. Araguari.
Tipo de Material: Artigo em anais e proceedings
Acceso: openAccess
Aparece en las colecciones:Artigo em anais de congresso (SAPC)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
CNPCa-1953-AA.pdf3,66 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace