Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1181649
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.contributor.authorBARROS, M. DE O.
dc.date.accessioned2025-11-18T18:57:39Z-
dc.date.available2025-11-18T18:57:39Z-
dc.date.created2025-11-18
dc.date.issued2025
dc.identifier.citation2025. 80 f. Tese (Doutorado em Processos Químicos e Bioquímicos) - Universidade Federal do Ceará, Engenharia Química. Fortaleza.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1181649-
dc.descriptionEmulsões Pickering, ao contrário das convencionais estabilizadas por surfactantes, utilizam partículas coloidais como estabilizadores, eliminando a necessidade desses agentes que podem ser danosos à saúde e ao maio-ambiente. O nanoamido, obtido por moagem, representa uma abordagem sustentável em comparação à hidrólise ácida tradicional e pode ainda alterar propriedades do amido de forma interessante, como a sua temperatura de gelatinização. Para melhorar a estabilidade dessas partículas em emulsões, a funcionalização das cadeias do amido por oxidação com anidrido 2-octen-1-ilsuccínico (OSA) é usualmente empregada; porém, alternativas sustentáveis como micronização, plasma e combinação com outros polímeros naturais apresentam vantagens. A quitina, presente em fungos e exoesqueletos de artrópodes, destaca-se como estabilizador de emulsões Pickering devido a suas propriedades biocompatíveis e anti-inflamatórias, que são bastante atraentes para aplicações alimentícias. Este projeto busca explorar a eficácia da moagem de bolas na produção de partículas de amido de menor tamanho e verificar a modificação em suas propriedades. Posteriormente usar essas partículas coloidais obtidas em moinho de bolas juntamente com os nanocristais de quitina como técnica de combinação de polímeros para estabilização de emulsões Pickering. A moagem de bolas do amido se mostrou efetiva na redução de tamanho e foi capaz de diminuir a temperatura de gelatinização do amido, com tempos superiores a 10 h utilizando uma relação mássica de amidos para bolas de 1:20. A combinação do amido moído por 20 h com os nanocristais de quitina se mostrou eficiente na estabilização de emulsões Pickering quando utilizadas em concentrações iguais, produzindo uma emulsão com baixo tamanho de gotas (2.29 µm) e estabilidade à cremeação superior a um mês de armazenamento em temperatura ambiente.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectEmulsão Pickering
dc.subjectQuitina
dc.titleEfeito da moagem do amido de milho na gelatinização e na Estabilização cooperativa de emulsões pickering com quitina.
dc.typeTeses
dc.subject.thesagroAmido
dc.subject.thesagroMoagem
dc.description.notesOrientadora: Dra. Morsyleide de Freitas Rosa. Coorientador: Dr. Edy Sousa de Brito.
riaa.ainfo.id1181649
riaa.ainfo.lastupdate2025-11-18
dc.contributor.institutionMATHEUS DE OLIVEIRA BARROS, UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ.
Aparece en las colecciones:Tese/dissertação (CNPAT)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
TS-2025.006-Matheus-Barros.pdf2,94 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace