Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1181771
Título: Roraima.
Autoria: PORRO, R.
XAUD, M. R.
XAUD, H. A. M.
CASTILHO, C. V. de
CARLINI, E. L. D. G.
Afiliação: ROBERTO PORRO, CPATU; MARISTELA RAMALHO XAUD, CPAF-RR; HARON ABRAHIM MAGALHAES XAUD, CPAF-RR; CAROLINA VOLKMER DE CASTILHO, INSTITUTO NACIONAL DE PESQUISAS DA AMAZÔNIA; EDUARDO LUIZ DAMIANI GOYOS CARLINI, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ.
Ano de publicação: 2025
Referência: In: PORRO, R. (ed.). Atlas da Bioeconomia inclusiva na Amazônia informações e análises sobre realidades diferenciadas para subsídio a ações em sociobioeconomia. Brasília, DF: Embrapa, 2025.
Páginas: Cap. 9, p. 525-574.
Conteúdo: Em relação aos produtos da sociobiodiversidade no estado mais setentrional do Brasil, observa-se que os principais produtos relacionados ao extrativismo são castanha-do-brasil, açaí, buriti, bacaba e pupunha. Açaí, cupuaçu e pupunha são produzidos também em sistemas agrícolas tradicionais, e mandioca e banana se destacam como cultivos da agricultura familiar e/ou indígena (IBGE, 2017, 2022a). Muitas são as possibilidades de avanços tecnológicos, organizacionais e estruturais para a promoção das oportunidades envolvendo a bioeconomia inclusiva em Roraima, que é proporcionalmente o estado mais indígena do País, com significativos quantitativos de agricultores familiares (78% dos estabelecimentos agropecuários), de populações ribeirinhas e de pescadores artesanais.
Thesagro: Agricultura Familiar
Biodiversidade
Dados Estatísticos
Desenvolvimento Sustentável
Economia Agrícola
Estrutura Agrária
Meio Ambiente
Uso da Terra
Tipo do material: Parte de livro
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Capítulo em livro científico (CPATU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Roraima.pdf5,07 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace