Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1181850
Título: Respostas de milho (Zea mays L.) a salinidade do solo induzida por aplicação de vinhaça. I. Produção de matéria seca e área foliar.
Autor: ROSSIELLO, R. O. P.
FERREIRA, W. de A.
FERNANDES, M. S.
Afiliación: R. O. P. ROSSIELLO, UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO; WALDEMAR DE ALMEIDA FERREIRA, CPATU; M. S. FERNANDES, UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO.
Año: 1981
Referencia: Revista Brasileira de Ciência do Solo, v. 5, p. 171-175, 1981.
Descripción: Em dois experimentos conduzidos em casa de vegetação, foram estudados os efeitos da aplicação de doses crescentes de vinhaça sobre a área foliar e a produção de matéria seca pelo milho (Zea mays L.). Foram usadas doses de vinhaça equivalentes a 0, 200, 400, 800, 1.200 e 1.600m3/ha em um dos experimentos (n.° 1) e doses equivalentes a 0, 50, 100, 200, 400, 800 e 1.600m3/ha no outro (n.° 2). Foi observado um aumento progressivo na condutividade elétrica do extrato de saturação do solo, a 25°C (ECe) medida antes do plantio (ECe inicial, experimento n.°1) ou por ocasião da colheita (ECe final, experimento n.° 2), com a aplicação de doses crescentes de vinhaça. Os aumentos da ECe inicial com doses crescentes de vinhaça mostraram dependência das características texturais dos solos usados. Os níveis de ECe nos quais se verificam quedas significativas de matéria seca e área foliar ocorreram a diferentes níveis de aplicação de vinhaça. Os resultados sugerem que a produção de área foliar é menos sensível a salinidade induzida por doses crescentes de vinhaça do que a produção de matéria seca total. Os prováveis mecanismos responsáveis por esse tipo de resposta são discutidos. E concluído que as características dos solos, tanto quanta a composição da vinhaça, são responsáveis pelas respostas da planta a diferentes níveis de salinidade induzidos pela aplicação de doses crescentes de vinhaça. Sugere-se que sejam feitos experimentos adicionais para verificar as respostas do milho a salinidade, em fases do ciclo da planta diferentes da usada neste trabalho (0-40 dias) e para avaliar as diferenças entre os resultados obtidos em casa de vegetação e os obtidos sob condições de campo.
Thesagro: Milho
Zea Mays
Solo
Solo Salino
Matéria Seca
Área Foliar
Tipo de Material: Artigo de periódico
Acceso: openAccess
Aparece en las colecciones:Artigo em periódico indexado (CPATU)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
V05n3Art07.pdf923,79 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace