Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1182086
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.contributor.authorBRAMMER, S. P.
dc.contributor.authorBORTOLON, L. B. P.
dc.date.accessioned2025-11-28T18:51:44Z-
dc.date.available2025-11-28T18:51:44Z-
dc.date.created2025-11-28
dc.date.issued2025
dc.identifier.citationContemporânea, v. 5, n. 11, e9644, nov. 2025.
dc.identifier.issn2447-0961
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1182086-
dc.descriptionA cultura de anteras é uma técnica usada como apoio ao melhoramento genético e o sucesso depende da coleta e estádio correto das espigas das plantas doadoras para o pleno desenvolvimento in vitro dos micrósporos até a obtenção de novas plantas. O objetivo do estudo foi o de verificar a capacidade androgenética do material analisado, determinando também a eficácia do marcador morfológico, no momento da coleta da espiga, e sua relação com a produção de proembrióides. O experimento foi realizado na Embrapa Trigo – Passo Fundo/RS, em casa de vegetação e no Laboratório de Biotecnologia. Foram coletadas espigas de treze genótipos de trigo e oito de cevada, de plantas mantidas em condições controladas e com base na morfologia, observando-se a distância do último nó à folha bandeira. No laboratório, as espigas passaram por pré-tratamento a frio e escuro durante 20 dias e após foram plaqueadas em placas de Petri com meio de cultura FHGA. Ao 15º pós-plaqueamento foram resgatadas anteras e observada a frequência de proembrióides. Para cada amostra foi feita uma lâmina citológica pela técnica de “Squash” e corante carmim acético 1%. As células foram analisadas em microscópio ótico, visando à observação da presença de micrósporos uninucleados e à formação de proembrióides. Para os genótipos de trigo, o marcador morfológico foi mais eficaz em comparação à cevada. Entretanto, a produção de proembrióides ocorreu somente em cevada (em todos os genótipos), possivelmente pelo fato do trigo necessitar de maiores ajustes no meio de cultura usado. Ao final, foi observado que os genótipos responderam diferentemente e que a estratégia do uso de marcadores morfológicos no momento da coleta pode contribuir no processo de escolha de genótipos responsivos ao cultivo in vitro.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.titleDesenvolvimento de proembrióides a partir do cultivo in vitro de anteras de trigo e de cevada
dc.typeArtigo de periódico
dc.subject.thesagroTriticum Aestivum
dc.subject.thesagroHordeum Vulgare
dc.subject.thesagroCitogenética
dc.subject.thesagroMelhoramento Genético Vegetal
riaa.ainfo.id1182086
riaa.ainfo.lastupdate2025-11-28
dc.contributor.institutionSANDRA PATUSSI BRAMMER, CNPT; LIANE BALVEDI POERSCH BORTOLON, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL.
Aparece en las colecciones:Artigo em periódico indexado (CNPT)

Ficheros en este ítem:
Fichero TamañoFormato 
Desenvolvimento-de-proembrioides.pdf276.45 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace