Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1182142
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.contributor.authorBELARMINO, L. C.
dc.contributor.authorFERNANDES, A. M.
dc.contributor.authorMACHADO, D. de S.
dc.contributor.authorALMEIDA, T. R. F.
dc.date.accessioned2025-12-01T18:48:55Z-
dc.date.available2025-12-01T18:48:55Z-
dc.date.created2025-12-01
dc.date.issued2025
dc.identifier.citationIn: CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E SOCIOLOGIA RURAL (SOBER), 63., 2025, Passo Fundo. Tecnologias, energias renováveis e financiamento verde no agronegócio: anais. Passo Fundo: UPF, 2025.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1182142-
dc.descriptionA agroecologia corresponde a um campo tecnológico emergente, que vem conquistando cada vez mais notoriedade nas discussões e pautas relacionas a segurança alimentar global. Nesse sentido, a pesquisa realizada teve como objetivo identificar o panorama de prospecção tecnológica sobre agroecologia, haja vista a importância deste escopo para o desenvolvimento sustentável das cadeias produtivas do agronegócio. Para tanto, empregou-se um estudo de prospecção tecnológica classificado como quantitativo e descritivo. A base de patentes adotada correspondeu a Patentscope, um bando de dados mundial de documentos de patentes desenvolvida pela Organização Mundial de Propriedade Intelectual. O portfólio analisado foi composto por 1.388 patentes de invenção que continham em seu título, resumo e/ou investigações o termo “agroecology”. A análise de dados demonstrou que o ápice do direcionamento de esforços de P&D para a busca de soluções agroecológicas ocorreu no ano de 2023, quando foram registradas 241 patentes. Os achados também demonstraram que a China figura como o território no qual mais foram protegidas as tecnologias (97,98%), bem como concerne ao país que cedia a maioria das organizações cessionárias das patentes e seus inventores. A análise da Classificação Internacional de Patentes (IPC) demonstrou que as tecnologias agroecológicas abarcam uma gama de diversa de área, tais como investigação de propriedades químicas, físicas, horticultura e aplicações de informações. Assim, as contribuições do estudo realizado oferecem insights que proporcionam a verificação da (re)configuração do paradigma tecnológico no setor agrícola trazendo para superfície a necessidade de políticas públicas nacionais de fomento à pesquisa e a inovação tecnológica no âmbito da agroecologia.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectTecnologia Ambiental
dc.titlePatentes de invenção sobre agroecologia: um estudo de prospecção tecnológica.
dc.typeArtigo em anais e proceedings
dc.subject.thesagroInovação
dc.subject.thesagroTecnologia
dc.subject.thesagroPesquisa
dc.subject.thesagroProjeto de Desenvolvimento
riaa.ainfo.id1182142
riaa.ainfo.lastupdate2025-12-01
dc.identifier.doi10.29327/9786527214786.1105218
dc.contributor.institutionLUIZ CLOVIS BELARMINO, CPACT; ALICE MUNZ FERNANDES; DANIEL DE SOUZA MACHADO; TAMARA RAYELE FEITOSA ALMEIDA.
Aparece en las colecciones:Artigo em anais de congresso (CPACT)

Ficheros en este ítem:
Fichero TamañoFormato 
PATENTES-DE-INVENCAO-SOBRE-AGROECOLOGIA-UM-ESTUDO-DE-PROSPECCAO-TECNOLOGICA.pdf740.02 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace