Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1182183
Título: Complexos de Fusarium e Albonectria sp. associados à podridão de raízes de erva-mate no sul do Brasil.
Autoria: AUER, C. G.
VARGAS, L. C.
BRUMAT, A. C. L.
BILENKI JUNIOR, WALDOMIRO
TESSMANN, D. J.
SANTOS, A. F. dos
Afiliação: CELSO GARCIA AUER, CNPF; LARA CARRARO VARGAS, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ; ANA CAROLINA LYRA BRUMAT, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ; VALDOMIRO BILENKI JUNIOR, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ; DAURI JOSÉ TESSMANN, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ; ALVARO FIGUEREDO DOS SANTOS, CNPF.
Ano de publicação: 2025
Referência: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE FITOPATOLOGIA, 54., 2025, Lavras. Anais do evento. Brasília, DF: Sociedade Brasileira de Fitopatologia, 2025.
Páginas: p. 651.
Conteúdo: A erva-mate (Ilex paraguariensis) é uma espécie arbórea de importância socioeconômica para produtores do Brasil, Argentina e Paraguai. A podridão de raízes é o principal problema fitossanitário da cultura, de etiologia complexa, ainda não completamente elucidada. Seis isolados de Fusarium e dois de Albonectria, provenientes de sementes e de raízes de mudas com sintomas de podridão, oriundos do Paraná, foram caracterizados com vistas à sua identificação e patogenicidade. Estes isolados estão preservados na Coleção de Fungos e Oomicetos Florestais da Embrapa Florestas, Colombo, PR.
Thesagro: Ilex Paraguariensis
Fusarium
Patógeno
Podridão Radicular
NAL Thesaurus: Pathogenesis
Root rot
Palavras-chave: Erva-mate
Albonectria
ISBN: 978-65-8511-134-8
Notas: CBFITO 2025.
Tipo do material: Resumo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Resumo em anais de congresso (CNPF)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CBFITO-2025-Complexos-de-Fusarium-e-Albonectria.pdf243,5 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace